A equipa da Actio Consulting está a colaborar com a unidade de aparelhagem de alta e média tensão da Efacec, num projecto de melhoria da cadeia de valor, o qual envolve todos os departamentos desta unidade.
O projecto tem como objectivo aumentar a capacidade e a eficiência, melhorando o cumprimento dos prazos de entrega e aumentando a satisfação do cliente. Do ponto de vista interno, pretende melhorar o retorno dos activos.
Segundo a informação divulgada pela Actio, dada a sua abrangência, o projecto arrancou com a caracterização da situação de partida, onde foram identificadas oportunidades de melhoria. Ainda assim, e de forma a remover qualquer influência exercida pelas práticas habituais, o processo futuro foi desenhado a partir de uma folha em branco, buscando a maior eficiência e redução do lead time.
“Um detalhe importante desta fase é a decisão de colocar grande enfoque em todo o processo (desde o pedido de proposta até à expedição), com excepção do fabrico”. Esta opção deveu-se ao facto desta parte do processo já ter sido alvo de vários projectos de melhoria e de se ter concluído que a sua contribuição para o lead time total do processo era das menos relevantes. A fase seguinte do projecto foi a validação do estado futuro desenhado pela equipa e a organização da sua implementação. Dada a dimensão das alterações, esta foi dividida em subprojectos. Cada subprojeto conta com uma equipa distinta, um líder e um sponsor interno. As equipas têm seguido o A3 Thinking. Os subprojectos estão agora a entrar na fase de implementação, que estará concluída até Outubro deste ano.