A Ford confirmou que a próxima geração da gama Ford Transit Custom vai incluir um derivativo totalmente eléctrico, para além de versões híbridas plug-in, mild hybrid e com motorização convencional. A nova gama Custom, que inclui o furgão Transit Custom e o Tourneo Custom para transporte de passageiros, entrará em produção na primeira metade de 2023 com versões totalmente eléctricas.
Todas as versões da próxima geração do Transit Custom serão fabricadas pela Ford Otosan, joint-venture da Ford na Turquia, em Kocaeli, sede da gama Ford Transit. Além disso, a próxima geração do veículo comercial de 1 tonelada da Volkswagen também vai ser fabricada em Kocaeli.
A Ford anunciou em Fevereiro último que, em 2024, toda a sua gama de veículos comerciais terá a opção de zero emissões, seja ela totalmente eléctrica ou híbrida plug-in, ambicionando que, em 2030, dois terços das vendas de veículos comerciais da Ford sejam viaturas totalmente eléctricas ou híbridas plug-in.
No entanto, no período intermédio, a Ford percebe que nem todos os utilizadores de veículos comerciais estão disponíveis para mudarem do motor de combustão interna convencional para os veículos totalmente eléctricos. Por esta razão, é essencial manter uma ampla gama de tecnologias de motores, dos blocos mild hybrid (MHEV) aos plug-in (PHEV), que continuarão a ser uma parte muito importante da próxima geração da Transit Custom.
O crescimento contínuo do negócio dos veículos comerciais da Ford é essencial para a sua rentabilidade na Europa, diz a empresa. A estratégia apoia-se em novos produtos e serviços, trabalhando com uma rede de parceiros especializados em carroçarias de comerciais e na aliança estratégica estabelecida entre a Ford e a Volkswagen e a sua joint-venture Ford Otosan, que permite o desenvolvimento e produção de «veículos rentáveis».
«Iniciamos outro investimento estratégico que ajudará a dar forma ao futuro da indústria automóvel. Estamos a transformar as nossas fábricas de Kocaeli na primeira e única instalação de produção integrada da Turquia para montagem de veículos eléctricos e de baterias. Consideramos este investimento, que se materializará ao longo de uma década, um movimento estratégico de futuro», disse Ali Koc, Presidente da Ford.
Ford Otosan prevê investir 2.000 milhões de euros no aumento da capacidade de produção
Este anúncio é também positivo para outras instalações de produção da Ford na Europa e para as indústrias europeias e turcas fornecedoras de componentes para a próxima geração da gama Transit Custom. As instalações de produção da Ford fornecem motores Diesel de tecnologia avançada a partir de Dagenham, no Reino Unido, e transmissões a partir de Colónia, na Alemanha, sendo mais de 100 os fornecedores sedeados na Turquia que contribuem com outros componentes.
As instalações da Ford Otosan em Kocaeli foram inauguradas em 2001 e desde 2004 têm sido a unidade líder mundial da Ford para a produção de sucessivas gerações da gama Ford Transit Custom e do Transit de 2 toneladas. A gama Ford Courier é produzida na fábrica de Yenikoy, também da Ford Otosan. No total, cerca de 85% das vendas da família completa de veículos comerciais Transit são unidades fabricadas pela Ford Otosan na Turquia.
A Ford Otosan declarou em Dezembro último que prevê investir mais de 2.000 milhões de euros para aumentar a sua capacidade de produção de veículos e de baterias em Kocaeli e que espera contratar mais 3.000 pessoas.