A VGP uma empresa pan-europeia que desenvolve e gere parque logísticos e semi-industriais de alta qualidade, anunciou a aquisição de um terreno em Sintra, Portugal. A construção do novo parque vai começar no terceiro trimestre de 2021.
O novo parque da VGP em Sintra, situa-se em São Pedro de Penaferrim, perto de Mem Martins, no cruzamento das autoestradas A16 e A37, «uma ligação importante à cidade de Lisboa, ao seu aeroporto e porto marítimo». As ligações à A37 e A16 ficam a menos de um quilómetro, sendo a A16, uma via que serve circular externa de Sintra, com ligações à A9 – CREL – Circular Regional Externa de Lisboa – e a todos os principais centros urbanos a norte do rio Tejo na zona metropolitana de Lisboa. Adicionalmente o Parque oferece «boas ligações às cidades, a infraestruturas de transporte e a força de trabalho qualificada, pois o Concelho de Sintra tem cerca de 380.000 habitantes», conforme explica a VGP.
Num terreno com 27.000 m2, o Parque da VGP vai oferecer no primeiro e segundo trimestre de 2022 áreas para arrendamento de até 13.000 m2, ideais para logística, indústria ligeira e actividades de última milha. O edifício vai cumprir todos os requisitos de eficiência energética, construção sustentável e vai aspirar a uma certificação BREEAM Very Good Certification.
José Ferreira, country manager da VGP Portugal, afirmou «estamos encantados que estejamos a desenvolver o nosso primeiro parque em Sintra, e que possamos assim contribuir para o desenvolvimento económico da região. Sintra é o segundo maior concelho de Portugal, em termos de população e acreditamos que o Parque se vai revelar um sucesso. A VGP está a oferecer aos futuros inquilinos todo o potencial que um moderno armazém logístico oferece.»
O Grupo VGP actualmente desenvolve operações em 12 países Europeus com um total de 77 parques. Em Portugal, o Parque de Sintra da VGP vai ser o seu segundo empreendimento. Em 2019, o grupo expandiu-se para Portugal e lançou o seu primeiro parque em Santa Maria da Feira.
A sustentabilidade e a eficiência energética são parâmetros chave de todas as propriedades desenvolvidas pela VGP. A empresa lançou e implementou numerosas iniciativas nos últimos meses. Estas incluem o lançamento da VGP Renewable Energy, um negócio autónomo, totalmente detido pela VGP N.V., e que passa pela utilização do espaço disponível nos telhados dos parques da VGP para instalação de sistemas fotovoltaicos e moderna tecnologias energéticas. A empresa espera certificar todos os novos empreendimentos com o sistema de certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method). Em 2019, foi também criada a Fundação VGP.