APP e Puertos del Estado assinam protocolo para candidatura conjunta a fundos comunitários
24 de Fevereiro de 2015
A Associação de Portos de Portugal (APP) e os Puertos del Estado, entidade pública espanhola, assinaram um protocolo de colaboração no âmbito da candidatura da Janela Logística Única Ibérica aos fundos comunitários CEF.
“Na agenda está o apoio mútuo entre Portugal e Espanha a candidaturas de ambas as partes a fundos comunitários, com vista ao desenvolvimento de soluções informáticas de suporte ao transporte transfronteiriço de mercadorias, com grande ênfase na intermodalidade e na logística”, avança a APP em comunicado.
O projecto conjunto pretende reduzir os tempos e custos das vertentes administrativas da cadeia logística ibérica, integrar informação das mercadorias e modos de transporte e facilitar o comércio internacional com a Europa e mundo por via marítima e terrestre, integrar os portos secos como verdadeiras portarias avançadas dos portos e contribuir para tornar a Península Ibérica um centro de excelência do tráfego marítimo mundo.
As candidaturas estão em preparação para serem apresentadas ao Connecting Europe Facility (CEF), no âmbito da rede transeuropeia de transportes, contando o projecto com 16 beneficiários do lado de Portugal, incluindo todos os portos nacionais, a Refer, CP Carga, bem como outras entidades de suporte directo ao projecto. As candidaturas dos dois países serão separadas mas completamente integradas.
O protocolo foi assinado pelo presidente da APP, Vitor Caldeirinha, e por José Llorca Ortega, presidente dos Puertos del Estado.