Em março, com a redução gradual das pessoas infectadas pelo COVID-19 na China, a maioria das províncias chinesas começou a voltar ao trabalho e as fábricas que reiniciaram o trabalho atingem já 80% a 90% dos seus níveis de produção habituais. Ainda assim, as autoridades locais exigem que cada empresa implemente medidas de precaução ao solicitar a retoma das suas operações. Em várias grandes cidades e províncias, como Pequim, Xangai, Guangzhou, Zhejiang, Jiangsu, os governos locais trabalham ativamente na busca de soluções que permitam às empresas recuperar os seus negócios.
Relativamente ao sector logístico na China, a partir desde mês, a maioria das linhas de navegação tenta recuperar as suas linhas oceânicas dos principais portos chineses para o exterior. Os espaços dos navios e as taxas de frete marítimo estão gradualmente a estabilizar e a normalizar, embora haja menos volume de contentores comparando com igual período de anos anteriores. Os operadores logísticos começaram a receber cargas de fábricas nacionais, os serviços de armazenamento e consolidação também estão a ser recuperados para gradualmente se aproximarem da situação ideal.
A situação do transporte aéreo é distinta. Com o COVID-19 a varrer o mundo no mês de Março, particularmente os países europeus, que neste momento são os mais gravemente afetados, a maioria dos voos de companhias aéreas de e para a China têm sido cancelados ou sofrem atrasados, como causa direta desta pandemia. O espaço para carga aérea é muito limitado e as taxas de aéreas são instáveis, oscilando de maneira imprevisível, o que significa que neste momento é impossível dar validade de uma semana a um tarifa, que era a sua anterior duração. Isto leva à necessidade de reconfirmar a tarifa no dia antes do confirmado para o envio da carga.
Os agentes aéreos chineses têm compartilhado a informação de que uma grande quantidade de empresas chinesas planeiam exportar máscaras e produtos de desinfeção para ajudar os seus clientes pelo mundo. Por exemplo, algumas máscaras precisam de ser exportadas via aérea da China para Portugal, mas como não existem voos direto da China para Lisboa, há que fazer escala em outros países da UE, o que no momento atual acarreta diverso tipo de riscos que as companhias aéreas não assumem. Relativamente ao transporte rodoviário, as restrições de movimentação de camiões ou carros foram canceladas na terceira semana de Março e os serviços de transporte por estrada começam a ser operados de maneira eficaz e de uma província para outra, exceto no caso da província de Hubei, a mais afetada pelo COVID-19. Ainda assim, as empresas de transporte rodoviário continuam a ser obrigadas a tomar medidas de precaução rigorosas, tanto em relação aos camiões, como aos seus motoristas.
O tráfego doméstico deve recuperar gradualmente os níveis anteriores ao surto, embora o tempo total de trânsito seja agora mais longo devido às medidas de desinfeção e quarentena tomadas.
A partir das notícias oficiais de dia 20 de Março, Wuhan não teve novas infeções nos últimos três dias. Exceto nos casos importados, o país já não tem crescimento do número de infeções. Um novo amanhecer chegou após a longa e escura noite da epidemia.
Desde 17 de Março, algumas atrações turísticas, locais públicos como parques, museus, estádios desportivos, começaram a abrir para os cidadãos locais. E contamos que nas próximas semanas, mais e mais espaços de lazer sejam abertos ao público. Neste momento, as escolas ainda não reabriram, pelo que os alunos precisam de ficar em casa. Um novo estilo educacional e de estudo on-line tornou-se o substituto da tradicional na sala de aula, o que também traz alguns desafios e dificuldades, tanto para os pais como alunos.
Aqui na Transitex, durante a época do isolamento, mantivemos a equipa em home office, com apenas um colaborador a visitar o escritório por dia, por questões relacionadas com toda a parte documental da operação. Felizmente, já retomámos o nosso habitual ritmo e estamos de volta ao escritório. Por precaução, mantemos um horário flexível, para evitar utilizar transportes públicos em horário de pico.
Finalmente, em nome do escritório da Transitex Shanghai, gostaria de expressar gratidão aos nossos colegas ao redor do mundo. Durante o período difícil do surto de coronavírus na China, o escritório da Transitex em Lisboa apoiou-nos com o envio de máscaras para nós e para as nossas famílias e os colegas motivaram-nos com os seus desejos de boa sorte e positividade.
Como o presidente chinês Xi Jinping diz, somo “uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, a China é um país que não esquecerá nenhum amigo que a ajudou. O escritório da Transitex Shanghai fará o possível para ajudar os nossos colegas em dificuldades durante este desastre epidêmico.
A primavera está a chegar, espero que tudo fique melhor. Estamos ansiosos por esse dia!
Jojo Gu
Transitex China