Fábrica da Europac atinge produção de 9 milhões de toneladas
3 de Fevereiro de 2015
A fábrica da Europac de papel kraftliner em Viana do Castelo atingiu uma produção de 9 milhões de toneladas. Tendo em conta que a fábrica portuguesa exporta 90% da sua produção, no destino final da bobina de PORTOPAC 125g/m2 número 3040267474 teve como destino o mercado alemão.
Desde que iniciou a sua produção em 1974, esta unidade foi reduzindo o tempo necessário para alcançar cada milhão de toneladas de papel kraftliner, quer devido ao aumento progressivo da sua capacidade de produção, quer da sua eficiência. Desta forma, o primeiro milhão de toneladas demorou mais de oito anos a ser atingido, enquanto o último foi conseguido em menos de três anos.
Esta é a primeira vez que a fábrica de Viana do Castelo consegue produzir em menos de três anos um milhão de toneladas de papel para embalagem. O tempo necessário para produzir cada milhão de toneladas de papel tem sido reduzido praticamente todos os anos.
Actualmente, a fábrica de Viana do Castelo tem uma capacidade de produção de 425.000 toneladas de papel por ano e 95MW de potência instalada para satisfazer as necessidades de energia associada ao processo de produção. Traduzida a metros lineares, a capacidade de produção anual de papel da fábrica permitiria percorrer a distância entre Lisboa e Moscovo mais de 100 vezes, e os 95 MW de potência instalada poderiam fornecer electricidade a uma cidade de 80.000 habitantes.