Num mercado global cada vez mais afectado pela competitividade, as empresas são permanentemente confrontadas com novos desafios logísticos. Transportar e armazenar grandes cargas de mercadoria requer segurança e eficiência, sendo imperativo para o negócio, sobretudo nas áreas da indústria e da distribuição, confiar totalmente nos meios utilizados. Assim, menosprezar o papel de uma palete, considerando-a um mero objecto sem valor nesta cadeia de mobilidade é uma atitude errada e mesmo perigosa para alguns negócios.
Desde que devidamente certificadas, as paletes são componentes essenciais da embalagem, tornando viável a eficiência no transporte e armazenamento, o que tem um forte impacto na cadeia logística e na economia da empresa.
Para os seus clientes e utilizadores, as paletes EPAL estão à altura de uma logística de confiança, numa combinação perfeita de imperativos como: garantia de boas condições de transporte das mercadorias, segurança no manuseamento, armazenamento seguro e higiénico por longos períodos de tempo, qualidade acima da média.
As paletes EPAL são produzidas a partir do pinho, uma matéria-prima de excelência a que se alia uma tecnologia produtiva resultante num produto ímpar: extremamente resistente, sanitariamente seguro, ecos sustentável, reutilizável e reciclável. Estas paletes são, assumidamente, eco-eficientes e “amigas do Ambiente”. A floresta, além de ser um importante sumidouro de CO2, com um papel determinante na luta contra as alterações climáticas, é um recurso natural e renovável, berço de uma matéria-prima 100% utilizável, reciclável e biodegradável.
Ao longo do seu ciclo de vida, que pode ser superior a 10 anos, as paletes em madeira podem ser consertadas e recuperadas, através da substituição de componentes danificados, reajustando-se a novas utilizações. No final do “ciclo de vida”, se a reparação não for possível, as paletes são recicláveis ou, em último recurso, utilizadas como combustível, permitindo importantes ganhos de valorização energética.
No sentido de estabelecer parcerias de confiança com os utilizadores deste tipo de produto, a EPAL foi criada em 1991 com a missão de assegurar os mais elevados standards de qualidade e fiscalização das paletes EPAL em todo o mundo.
A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, detentora dos direitos de gestão da marca EPAL, é a entidade responsável pela garantia de paletes normalizadas a nível nacional. A EPAL, a AIMMP e o Comité Português asseguram o controlo de qualidade da palete EPAL a nível nacional, sendo a EPAL responsável a nível europeu.
Considerada a maior operadora de pool de paletes do mundo, a EPAL é a associação de fabricantes, reparadores e transportadores de carga EPAL e é a responsável pela garantia das paletes e box paletes EPAL em todo o mundo.
Só a EPAL certifica a qualidade e legalidade das paletes em Portugal. A EPAL, marca europeia de certificação, é símbolo de qualidade absoluta. A qualidade é o principal critério para a distribuição credível de paletes EPAL na rede de abastecimento à escala internacional. A pool das paletes EPAL é o único sistema mundial de transporte de cargas a ser submetido a uma avaliação independente e contínua de qualidade por uma das mais prestigiadas entidades em auditoria de qualidade no mundo: Bureau Veritas. O cumprimento da norma ISPM15 é o mais importante pré-requisito para a distribuição e circulação sem restrições, a nível internacional, de mercadorias. As paletes de madeira EPAL são todas fabricadas e reparadas de acordo com os requisitos do IPPC (International Plant Protection Convention) e podem assim, ser usadas sem restrições.