O Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh exportou, desde março do ano passado, 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais, representando um crescimento de mais de 20% face ao ano anterior. No total, entre março de 2019 e janeiro de 2020, saíram de Portugal rumo ao resto da Europa, 1052 camiões carregados com frutas e legumes portugueses, avança a empresa em comunicado.
Estas dados foram divulgados no âmbito do Fruit Logistica que está a decorrer na Alemanha.
A Pera Rocha é o produto com grande receptividade nos mercados europeus, particularmente em Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha, para os quais foram exportadas um total de 10,7 mil toneladas. Só para a Alemanha foram exportadas 8 mil toneladas, estando esta fruta, símbolo nacional, disponível nas cerca de 3 mil lojas Lidl deste país.
Foram também exportadas um total de 2,9 mil toneladas de Couve Coração e 2,3 mil toneladas de Frutos Vermelhos para países como Polónia, França e Alemanha. Por sua vez, 1.9 mil toneladas de Melão chegaram a França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Polónia.
Segundo o Lidl, este ano arrancou ainda com a exportação de cenoura biológica para a Alemanha, uma novidade que cuja receptividade neste mercado está em fase de avaliação. Cultivando um espírito de parceria e inovação com os seus parceiros comerciais, o Lidl Portugal anunciou também durante o evento o início da exportação de Citrinos do Algarve – laranjas -, sendo também a Alemanha o mercado internacional escolhido, que recebeu ontem a primeira mercadoria. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 50% da produção destes Citrinos da região do Algarve – laranjas, limões e clementinas – certificada e IGP.