SAX integra comprovativo de entrega móvel da Zetes
27 de Janeiro de 2015
Para a SAX, fornecedor grossista de produtos técnicos (HVAC) e equipamento sanitário, é crucial proceder com eficiência e precisão às entregas a clientes e filiais. A SAX integrou recentemente a solução de comprovativo de entrega móvel da Zetes, que permite o planeamento personalizado e optimizado do itinerário, no âmbito dos processos de logística.
Entre as principais vantagens da ferramenta, a empresa destaca a “total rastreabilidade ao longo do processo de entrega, comprovativo de entrega visual, incluindo entregas sem supervisão (unattended deliveries), ganhos de até uma hora graças à otimização do itinerário e redução para metade do número já reduzido de erros de fornecimento”.
Todos os dias, cerca de vinte camiões da frota saem do centro de distribuição da SAX e dirigem-se a empresas de construção, instaladores profissionais e filiais da empresa. Todos os dias são realizadas aproximadamente 450 entregas, sendo que o maior desafio a ultrapassar consiste em dispor de total rastreabilidade, da carga à descarga, para comprovar que a encomenda fornecida está correcta, factor especialmente crucial no caso de entregas sem supervisão, ou seja entregas efectuadas na ausência do cliente.
A SAX elegeu o ZetesChronos, que consiste num sistema de comprovativo de entrega personalizado com um módulo de optimização do itinerário ligado ao sistema ERP da SAX. Foram atribuídos PDAs com ecrã táctil a 25 motoristas.
O sistema compila todos os dados captados durante as transações de logística à medida que os motoristas concluem as rondas, desde o carregamento dos camiões até à entrega, passando pela recolha e registo de devoluções. As informações são registadas com o PDA e transmitidas ao back office para que o expedidor disponha de informações em tempo real relativamente ao estado de todas as encomendas.
O motorista tira também uma fotografia com o PDA no local de entrega. As mercadorias são entregues mesmo que o cliente ou o instalador estejam ausentes (“entrega sem supervisão”). A fotografia, que inclui a posição GPS do destino, constitui um comprovativo de entrega e um meio de controlo visual para evitar litígios com o cliente.
O motorista também pode registar eventuais anomalias, tais como danos na embalagem, ausência do cliente ou outros problemas de entrega (por exemplo entregas incorretas), utilizando o respetivo PDA. Bart Herreman, Gestor de Logística da SAX declarou: “O expedidor, no centro de distribuição, vê as informações em tempo real e pode responder imediatamente, por exemplo, pode telefonar ao cliente para estabelecer um horário de entrega alternativo.”
O investimento teve um excelente retorno. “Ganhamos mais uma hora por dia graças à optimização do itinerário, sendo que isso representa um retorno do investimento significativo, pois permite-nos processar ainda mais encomendas. Reduzimos para metade a já reduzida margem de erro relativamente aos fornecimentos, de 0,5% para 0,25%. Registamos também menos litígios com os clientes, graças às fotografias de comprovativo com dados de GPS que os motoristas tiram com os PDAs em todos os locais de entrega”, confirma Bart Herreman.