Os EUA vão manter-se na União Postal Universal. Tal foi possível após a realização de uma assembleia extraordinária em que foi votada e aprovada uma proposta de compromisso, designada de opção V, segundo a qual países que importam mais de 75.000 toneladas de pacotes e correio possam estabelecer as suas próprias tarifas a partir de Julho de 2020.
Um segundo grupo de países também poderão estabelecer as suas próprias tarifas a partir de Janeiro de 2021.
Após o acordo, o Secretário Geral da União Postal Universal, Bishar A. Hussein, declarou que “a União estava intacta e que no fim a sabedoria tinha imperado”. A União Postal Universal é um organismo com 145 anos, do qual fazem parte 144 países. Compete-lhe entre outras coisas estabelecer as tarifas para os serviços postais transfronteiriços
A administração Trump tinha ameaçado sair da União no presente mês (Outubro) se não pudesse estabelecer as suas próprias tarifas. Trata-se de mais um episódio da guerra comercial entre os EUA e a China, pois os EUA entendem que as actuais regras beneficiam a China no correio transfronteiriço uma vez que os pacotes com menos de 2 kg podem ser expedidos por preços que são inferiores às tarifas domésticas, dando assim à China uma vantagem no e-commerce. Isto porque para a União Postal Universal a China não é considerada um país desenvolvido o que lhe dá as mesmas vantagens que a países muito mais pequenos e muito menos desenvolvidos. Por esta razão, os EUA consideravam que o actual sistema obrigava os EUA a subsidiar as importações de produtos chineses.
Foram discutidas e rejeitadas várias propostas, incluindo a preferida dos EUA, até se chegar à proposta de compromisso aprovada. A saída dos EUA da União teria consequências graves, pois o correio de cartas e pacotes deixariam de fluir para os EUA, com o risco de se empilharem nos países expedidores à espera de uma solução. A Administração Trump, entendia que conseguiria resolver o problema através de acordos bilaterais, mas não explicou quanto tempo seria necessário para estabelecer os mesmos.