O grupo Porminho elegeu a Gabriel Couto para a construção e ampliação das suas instalações industriais, a que corresponde um investimento global a rondar os 18 milhões de euros. Esta empresa que se dedica à transformação e distribuição de carnes e que tem a sua produção em Vila Nova de Famalicão, na freguesia de Outiz, prevê a criação de 50 novos postos de trabalho diretos e a dinamização de áreas críticas, como a investigação.
Fundada pela família “Freitas” em 1984, a Porminho tem vindo a investir continuamente na modernização da sua unidade industrial, na aquisição de novos equipamentos produtivos, no alargamento dos recursos humanos e no reforço dos sistemas de certificação de qualidade e segurança alimentar. Com esta ampliação das suas instalações industriais, a empresa planeia aumentar a sua capacidade de produção e automatizar os processos fabris, por forma «a apostar fortemente no lançamento de novos produtos, através de investigação interna e em parceria com universidades e outras entidades ligadas ao setor alimentar».
A empreitada consiste na construção e ampliação das atuais instalações da Porminho é constituída por duas fases, correspondendo a primeira à execução de uma nova nave industrial com cerca de 25.000m2 de área coberta, e dividida em 2 pisos, assim como a todos os trabalhos preparatórios, acessos, passeios e arruamentos envolvente ao edifício. Numa 2ª fase posterior, serão construídos os futuros escritórios, edifício administrativo, bem como uma nova portaria e os arranjos exteriores.
A nova área industrial ampliada em dois pisos, com uma área de construção superior a 20.000m2, encontra-se no enfiamento da atual nave industrial, com cerca de 8.000m2.
Atualmente a Porminho exporta para 12 países a gama de produtos de charcutaria, maioritariamente com a sua própria marca, e a atual estratégia passa por conquistar novas geografias e consolidar as vendas nos mercados onde já está presente, sendo que, quando este plano de investimento e expansão estiver concluído, em 2020, a empresa estima atingir um volume de negócios de 60 milhões de euros.