O Kaizen Institute apresentou em 9 de Abril, na Fundação Champalimaud, os prémios Kaizen Lean. Este prémio tem como objectivos: destacar a organização como exemplo de Boas Práticas (Prémio de Excelência); motivar as equipas internas para o esforço de melhoria (reforçar comportamentos de melhoria contínua); motivar as lideranças para suportar e dinamizar o esforço de melhoria contínua; reconhecer publicamente os premiados; atribuir prémios para potenciar a prática da melhoria contínua (Formação Especializada, Japan Benchmarktours, Lean Assessements, etc.).
O prémio está estruturado por categorias tendo por base o tipo de projecto e a dimensão da organização em questão. Cada categoria tem associado um parceiro. Todas as categorias tem como destinatários qualquer organização, pública ou privada de qualquer sector, sendo prémio é atribuído nas subcategorias organizações PME e a grandes organizações.
Na Categoria “Excelência na Produtividade”, O Kaizen Institute contou com a parceria do APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial. «A produtividade constitui uma das medidas para aferir a performance organizacional. Uma empresa com acrescidos resultados na produtividade é uma entidade mais eficiente, com melhor utilização dos seus recursos e que atinge potencialmente melhores resultados. Nesta categoria são promovidos projectos com resultados de aumento de produtividade, melhoria de eficiência, simplificação de tarefas, redução de lead time, entre outros.»
Na subcategorias organizações PME o vencedor foi a empresa YKK e em grandes organizações a menção honrosa foi atribuída à Porcelanas Costa Verde e o vencedor à OGMA.
Na categoria “Excelência na Qualidade”, o Kaizen Institute contou com a parceria da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
«Não se pode melhorar aquilo que não se controla. Não se pode controlar aquilo que não se mede. Não se pode medir aquilo que não se define. A Qualidade pode ser definida como a conformidade com os requisitos. É imperativo melhorar continuamente os processos, os produtos e os serviços. Nesta categoria são promovidos projetos com resultados de melhoria da qualidade do produto, processo ou serviço e com criação de valor para o cliente.»
Na subcategorias organizações PME o vencedor foi a empresa Tearfil e em grandes organizações a menção honrosa foi atribuída à Via Verde tendo o vencedor sido a Celbi.
Na categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, o Kaizen Intitute contou com a parceria da SGS – Société Générale de Surveillance.
«Nesta categoria promovemos sistemas de melhoria contínua em que estejam envolvidas todas as pessoas de todos os níveis hierárquicos da organização. O sistema deve prever o alinhamento das actividades de melhoria com a estratégia do negócio, sendo executados projectos com equipas multidisciplinares e cuja sustentabilidade é assegurada pelas equipas naturais. Os líderes da organização, além de estimularem a prática de melhoria contínua, devem também participar activamente nas actividades de melhoria.»
Na subcategoria grandes organizações industriais o vencedor foi a empresa Amorim Cork Composites e em grandes organizações serviços foi atribuída à Galp.
Na categoria “Excelência na Estratégia de Crescimento”, o Kaizen Institute contou com a parceria da Católica Porto Business School e a Católica Lisbon School of Business & Economics
«O planeamento estratégico bem formulado e eficazmente implementado leva ao crescimento, materializado em aumento de vendas e melhoria da rentabilidade. O crescimento tem de ser potenciado através de uma política de melhoria contínua, assente em processos consistentes de Inovação, Internacionalização, Parcerias, Fusões, Aquisições, Modernização Tecnológica, Modelos de Negócio, entre outros. Esta categoria visa distinguir empresas com estratégias vencedoras que tenham conseguido atingir objetivos de 3 a 5 anos de crescimento com manutenção ou crescimento de rentabilidade.»
Na subcategorias organizações PME o vencedor foi a empresa Aveleda e em grandes organizações a menção honrosa foi atribuída à Efacec Electric Mobility e o vencedor foi a Unilabs..
Foram ainda atribuídos os Prémios Embaixador Kaizen, que teve como vencedor António Coutinho da EDP Comercial e o Prémio Kaizen, que teve como vencedor Paulo Duarte da Associação Nacional de Farmácias.
A finalizar a cerimónia de entrega dos prémios, teve lugar a mesa redonda Kaizen: Envolver, Motivar e Crescer, que contou com a participação de Carlos Martins da Generis, Horácio Sousa da Toyota Portugal e Raquel Miranda da Colep.