O Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões prevê um investimento de 43,4 milhões de euros, que será realizado na íntegra pela concessionária do terminal, a Yilport Holding (Grupo Yildirim). A apresentação do projecto decorreu hoje de manhã e contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Presidente do Grupo Yildirim, Robert Yildirim, e do CEO da Yilport Holding, Christian Blauert.
Com este investimento 100% privado o Porto de Leixões poderá continuar a crescer e a bater recordes na carga contentorizada, uma vez que permite aumentar a capacidade do Terminal de Contentores Sul em 210 mil TEU/ano – passando dos 450 mil TEU de capacidade atual para os 660 mil, o que eleva a capacidade instalada em carga contentorizada neste porto para os 860 mil TEU/ano.
Por outro lado, também vai possibilitar aumentar a intermodalidade ferro-marítima, retirando camiões das estradas e reduzindo a pegada ambiental (gerando uma redução de emissões de 790 toneladas de CO2). Os proveitos económicos deste investimento estão estimados em 406 milhões de euros.
A reconversão deste terminal contempla um conjunto de medidas, como o reforço e pavimentação dos terraplenos (aumentando a área de parqueamento de contentores cheios em cerca de 2,4 hectares), a construção de um terminal ferro-portuário, a reconversão do parque de espera de camiões para zona de parqueamento de contentores vazios, a aquisição e renovação de equipamentos de movimentação de contentores (nomeadamente a aquisição de seis pórticos de parque) ou a construção e transferência de edifícios de apoio ao terminal.
No decorrer da cerimónia, a Ministra do Mar lembrou que na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026 definiu como meta, para o Porto de Leixões, atingir um crescimento de 73% na carga contentorizada no prazo de uma década, até ao final de 2026. «O caminho para o alcance dessa meta está a ser concretizado conforme planeado, com uma tendência de crescimento contínuo na movimentação de contentores em Leixões», salienta Ana Paula Vitorino, recordando que «o ano de 2018 foi o melhor de sempre para o Porto de Leixões no que respeita à carga contentorizada, com uma movimentação acima de 6,6 milhões de toneladas, um valor que representa um novo máximo e um aumento de 8% face a 2017».