A IBM e a Sigfox, fornecedor líder de conectividade para a Internet das Coisas (IoT), anunciou o lançamento no Grupo PSA de uma solução inovadora de “Track & Trace” para digitalização e rastreamento de embalagens (contentores) entre fornecedores e a PSA. Esta solução, baseada nas tecnologias IoT na cloud da IBM e na rede internacional “0G” da Sigfox, vai permitir ao Grupo PSA optimizar a rotação de contentores entre os diferentes locais e as fábricas da PSA.
Com o “Track & Trace” e graças à solução IBM Watson IoT, o Grupo PSA pode rastrear os seus contentores equipados com sensores em tempo real através da rede da Sigfox. A solução oferece serviços simples e eficientes para reduzir as avarias na linha de produção, eliminar o desperdício de embalagens evitando incidentes. Actualmente, já está a ser implementado em vários locais do grupo.
“Estamos constantemente à procura de soluções tecnológicas que respondam às necessidades das nossas fábricas e que nos permita ser o mais eficiente possível. O sistema “Track & Trace” permite-nos conhecer, individualmente e em detalhe, onde os nossos contentores estão localizados. Com este avanço tecnológico, vamos optimizar as nossas rotações e evitar incidentes. É uma ruptura real e um novo passo na digitalização da cadeia de abastecimento “, diz Yann Vincent, vice-presidente executivo de Produção e Cadeia de Abastecimento do Grupo PSA.
Após a fase de consulta com os fornecedores que levaram à escolha da IBM, a solução foi criada em conjunto durante uma sessão de design thinking no IBM Studio com especialistas em logística do Grupo PSA. Em seguida, foi operacionalizada dentro da ScaleZone da IBM França, uma estrutura que abriga ecossistemas abertos para desenvolvimento de projectos com múltiplos actores envolvidos.
Esta abordagem de co-criação foi possível graças à estreita colaboração entre a IBM, o Grupo PSA e a Sigfox, com o objectivo de expandir a solução de forma a abarcar a sua utilização num contexto industrial.
“Tenho orgulho de a IBM ser um parceiro confiável do Grupo PSA para a sua logística eficiente. Com este projecto inovador, demonstramos o valor de trabalhar num ecossistema comum e, em particular, com um parceiro como a Sigfox, para desenvolver novas utilizações digitais num processo de inovação conjunto com o Grupo PSA “, adianta Nicolas Sekkaki, presidente da IBM França.
Com base nas mais recentes inovações tecnológicas no campo da IoT, a solução foi desenvolvida pelos serviços da IBM para se integrar num ambiente industrial, desde a adaptação do sensor (tamanho, fixação, restrições …) até a implantação “Como Serviço ” Ao integrar os serviços analíticos da IBM, a solução pode ser desenvolvida e evoluir de acordo com as necessidades de negócio e novos usos logísticos, por meio de inteligência artificial e troca de tecnologia dentro dos ecossistemas de Blockchain.
“A gestão e monitorização de ativos é uma área em constante crescimento para as empresas. Essa é a procura mais importante no mercado de IoT. Estamos muito satisfeitos por combinar o poder da nossa rede internacional Watson Internet das coisas para permitir grupo PSA para melhorar a sua cadeia de abastecimento “, diz Ludovic Le Moan, CEO e co-fundador da Sigfox.
A IBM, Sigfox e Grupo PSA têm planos para disponibilizar esta plataforma a outros fabricantes europeus a partir de 2019.