A GEFCO transportou os dois primeiros vagões ferroviários em dezembro último, para dar apoio à nova fábrica do Grupo PSA em Kenitra, Marrocos. Até ao final de 2019, mais 45 vagões farão a viagem do porto de Saint-Nazaire, em França, para o porto de Tânger, em Marrocos.
Um total de 47 vagões irão transportar automóveis novos na linha ferroviária que liga Tânger a Kenitra, onde o Grupo PSA vai instalar a sua nova fábrica. A capacidade de produção da fábrica de Kenitra deverá atingir 200.000 veículos por ano até 2020. A produção em Kenitra deverá atingir 100.000 veículos, por ano, em 2019 e 200.000 a partir de 2020.
Segundo a GEFCO, esta operação contou com a colaboração da equipa a nível mundial, «para garantir o sucesso de cada etapa: encaminhar os vagões do porto de Saint Nazaire, em França, reabilitando e personalizando os vagões, antes de serem carregados no navio que seguiu para o porto de Tânger. Os vagões serão manobrados pelo Escritório Nacional de Ferrovias Marroquino (ONCF), que fará o transporte dos veículos da fábrica do Grupo PSA, em Kenitra, para o porto de Tânger, antes de serem exportados para a Europa.»
Este projeto vai contribuir para reforçar a posição da GEFCO em Marrocos que espera duplicar o número de colaboradores para suportar o crescimento. Em janeiro de 2018, a GEFCO anunciou a aquisição da GLT, empresa especialista em transporte Europa-Marrocos e uma das principais operadoras da ligação entre Algeciras e Tânger.