De acordo com um inquérito desenvolvido pela WeDo Technologies, 57% dos operadores de Telecom consideram a Internet of Things (IoT) a maior ameaça de fraude da indústria.
Para 57% e 26% dos inquiridos a Internet of Things e o Internet Protocol «Everything» são as tecnologias diruptivas que representam maior fonte de risco para a indústria, respetivamente. Segundo as operadoras, as ameaças decorrentes desta Transformação Digital afetam principalmente os departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%), que lidam diariamente com os desafios impostos pela quarta revolução industrial.
Dos inquiridos, 47% admite adotar um modelo contra a Subscription Fraud (Fraude de Identidade) como solução de gestão de risco, seguido de soluções de High Usage Fraud (Fraude de Abuso de Serviço) com 27% e Bypass Fraud (17%). «O Subscription Fraud continua a ser o principal método de fraude a afetar a indústria das telecomunicações, que graças à sua rápida propagação representa perdas anuais significativas para as operadoras. Torna-se assim essencial a aposta em soluções robustas e inteligentes contra este tipo de ameaças», adianta a empresa.
«Esta digitalização das empresas a que temos vindo a assistir cada vez com mais relevância, representam muitas vantagens para a forma como se fazem negócios tornando o mercado mais ágil e competitivo. No entanto, e tal como este inquérito confirma, as novas tecnologias trazem também consigo um conjunto de desafios e ameaças que têm de ser endereçadas de forma eficaz e efetiva, num momento em que a internet permite uma massificação instantânea de tudo», explica Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies. «É com estas ameaças em vista que desenvolvemos soluções robustas e flexíveis que previnem e detetam a fraude em tempo real, podendo bloquear instantaneamente qualquer chamada ou sessão de conetividade sempre que exista um risco inerente. É com esta confiança que os nossos clientes – Operadores de Telecomunicações – mantêm os seus clientes, protegidos, satisfeitos, fidelizados e livres de ameaças maliciosas.»
O inquérito foi efectuado no decorrer do evento WeDo Technologies User Group Americas 2018 que contou com cerca de 100 participantes, representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo.
Com presença nos Estados Unidos desde 2007, a empresa portuguesa WeDo Technologies actua no setor de garantia de receita e gestão de fraudes fornecendo soluções de software para gestão de risco.