Actio Consulting melhora produtividade na Grundéns Portugal
18 de Novembro de 2014
A Grundéns Portugal, fabricante de roupa impermeável para utilizadores profissionais, implementou o lean nas suas operações industriais na fábrica de Famões com apoio da Actio Consulting.
A empresa dedica-se ao fabrico de impermeáveis para pescadores de alto mar desde 1911. Recentemente a empresa arrancou com o desenvolvimento de novas gamas de produto para os sectores da construção, agricultura, exploração florestal e indústria, como parte de uma estratégia visando a penetração em novos mercados e a expansão da empresa.
Em Portugal, as operações industriais da empresa arrancaram em 1972, tendo sido colocadas perante novos desafios, motivados pelo aumento de variedade e pela pressão sobre os prazos de entrega. Esta situação levou a empresa a decidir implementar o lean na sua unidade industrial.
“A implementação de conceitos lean na Grundéns traduz-se numa importante melhoria da produtividade”, refere a Actio Consulting. No âmbito deste projecto, a empresa realizou melhorias de processos ao nível dos armazéns de matérias-primas e de preparação de acessórios, bem como da operação de estendimento e corte e da confecção e embalagem.
Relativamente a esta última componente, “é de referir ter sido implementada uma primeira linha de confecção, destinada a calças, integrando operações de costura, vulcanização, acabamentos, revisão e embalagem”. Esta implementação piloto foi, segundo a empresa, “muito bem sucedida, tendo resultado num incremento de produtividade na ordem dos 30%”.
Como acrescenta, este incremento fica a dever-se “a um novo conceito de organização produtiva, melhorias nos processos produtivos, melhorias no produto e, aspecto fundamental, à motivação e participação de toda a equipa envolvida”.
“Este resultado permite antever um reforço da posição competitiva da fábrica portuguesa face a outras localizações de mais baixo custo de mão-de-obra”. A empresa irá estender o conceito também à confecção de casacos e outros artigos.