O Grupo Volkswagen continua a expandir as suas competências em software e está avançar na sua transformação digital. Ontem inaugurou o “Centro de Desenvolvimento de Software Lisboa” (SDC Lisboa) que irá contar com 300 especialistas em TI que vão desenvolver software, principalmente, para os ecossistemas digitais e de processos corporativos internos do Grupo. Cem destes especialistas trabalham em serviços baseados na nuvem, especificamente para o setor de veículos comerciais da MAN Truck & Bus.
“O desenvolvimento de software para novos serviços digitais vai tornar-se numa competência essencial para a Volkswagen”, diz Martin Hofmann, CIO do Grupo Volkswagen. “Estamos a construir o know-how necessário para essa finalidade com uma estrutura com uma configuração descentralizada. Para recrutar as melhores pessoas, temos de ir onde as melhores pessoas estão localizadas. “Os SDCs da Volkswagen são únicos no cenário tecnológico. Combinam métodos como programação extrema, casando uma atmosfera de start-up com estabilidade a longo prazo, tópicos inovadores e a crescente comunidade mundial de TI do Grupo Volkswagen.”
No novo SDC Lisboa, a Volkswagen continuará a aumentar o ritmo da sua transformação digital. Esta é a terceira instalação do seu tipo; a Volkswagen já opera dois centros de desenvolvimento de software, em Wolfsburg e Berlim. Nos SDCs, as equipas de projeto altamente especializadas concentram-se principalmente em serviços de valor acrescentado para os ecossistemas digitais das marcas, como o serviço “Nós” da Volkswagen Passenger Cars. Sistemas importantes para a segurança, incluindo as necessárias à autenticação de perfis de clientes para tais serviços ou a encriptação de bancos de dados, também são desenvolvidas nos SDCs.
Os SDCs são uma peça estratégica fundamental nos esforços da Volkswagen para atender à crescente procura de soluções avançadas de software dentro da empresa. A Volkswagen também está a expandir continuamente suas capacidades digitais por meio de parcerias de tecnologia e participações noutras empresas. Na Alemanha, os programadores que vão desenvolver o software vão ser formados pela Volkswagen na “Faculdade 73” em Wolfsburg, já no início de 2019.
A MAN Truck & Bus também se está a concentrar no desenvolvimento de ofertas digitais aos clientes. “A MAN está a evoluir de um fabricante de veículos comerciais puros para um fornecedor de serviços de transporte inteligentes e sustentáveis. A digitalização vai ter um papel fundamental nesse desenvolvimento ”, diz Stephan Fingerling, CIO da MAN Truck & Bus. “Lisboa é o local certo para recrutar os melhores especialistas de que precisamos para fazer progressos significativos nesta área.”
A Volkswagen e a MAN Truck & Bus vão recrutar especialistas em TI principalmente no mercado português. Como um centro de TI, a região metropolitana de Lisboa tem autoridades administrativas que se interessam por questões digitais, uma rede de empresas de tecnologias e start-ups estreitamente interligadas a um ambiente académico de alto desempenho com licenciados qualificados.