Temahome poupa 250% em custos logísticos com embalagem da Europac
28 de Outubro de 2014
A Europac desenvolveu uma caixa de cartão ondulado, em parceria com a empresa portuguesa de mobiliário Temahome. A nova caixa destina-se ao transporte de uma mesa que representava grandes desperdícios de material de embalamento e respectivos custos de logística, devido à estrutura de três pernas a três dimensões em aço.
Na embalagem habitual rectangular sobrava espaço que não podia ser aproveitado, o que encarecia os custos de transporte. O desafio passou por encontrar uma caixa que se ajustasse à estrutura das pernas da mesa para reduzir volume, optimizar custos de transporte e, em simultâneo, melhorar a estética da embalagem.
As duas empresas envolvidas estudaram o problema e desenvolveram uma embalagem em cartão ondulado que acomoda numa embalagem mais pequena e versátil a mesa de três pernas desenhada pela empresa portuguesa de mobiliário.
A alternativa encontrada permite que numa palete standard de 80x120cm possam ser transportadas 42 caixas contra as 12 da embalagem anterior. Os custos logísticos são assim cortados em 250% isto porque “se num camião cabem 32 paletes, com a nova caixa é possível transportar 1344 embalagens, valor que compara com as 384 caixas com a antiga embalagem”, explica a Europac, acrescentando que, “tendo em conta que o transporte de camião entre, por exemplo, Portugal e Suíça custa 2300 euros, a nova caixa permite um transporte por mesa de 1,71 euros contra os 5,99 euros da caixa antiga”. Como aponta, “os custos logísticos na Temahome são críticos já que a maior exportadora nacional de mobiliário em números de mercados”.
Além disso, as mais-valias registam-se também ao nível dos ganhos ambientais. “Um camião transporta hoje o equivalente a três camiões e meio com a embalagem antiga, o que representa reduções significativas em termos de emissões”. Outra vantagem da nova caixa é “o seu manuseamento mais fácil para lojistas e clientes, com uma estrutura mais atractiva que pode ser aproveitada como elemento diferenciador de comunicação e marketing nos pontos de venda”.
Tiago Domingues, country manager da divisão de cartão da Europac Portugal, salienta que “a aposta na inovação tem ganho nos últimos anos importância crescente na Europac com dois enfoques distintos. Por um lado, no desenvolvimento de novas embalagens de cartão ondulado capazes de substituir embalagens fabricadas com outros materiais e, por outro, em parcerias com o cliente em que são desenvolvidas novas embalagens que respondem às necessidades e requisitos específicos, permitindo melhorar significativamente as prestações dos clientes, seja a nível logístico, ambiental, marketing ou outros”.