Oncargo inicia actividade em Moçambique
23 de Setembro de 2014
A Oncargo Serviços Aduaneiros e Logísticos arrancou, no início de Setembro, com a sua actividade em Maputo, Moçambique. A empresa conta com uma equipa local e instalações próprias junto ao porto de Maputo e pretende apoiar as empresas portuguesas que exportam para aquele país.
José Fronteira, director-geral da empresa, avança à Logística Moderna que a empresa foi criada “especificamente para oferecer um serviço de excelência na área aduaneira e de logística a todas as empresas portuguesas que exportam para Moçambique, sendo que, nesta primeira fase, estamos focados na área geográfica de Maputo”.
O responsável salienta que a empresa pretende “diversificar mercados e criar uma referência em termos de serviços aduaneiros e logísticos”. Como acrescenta, a Oncargo conta com uma equipa em Lisboa de despachantes, a qual “permite ter um serviço próximo das empresas exportadoras de Portugal”. Além disso, conta com uma equipa em Maputo “para responder às necessidades dos importadores/clientes”.
Face à concorrência, “o facto de termos uma equipa aduaneira em Lisboa, permite que os despachos sejam feitos antes de a carga sair de Lisboa, poupando tempo e custos aos nossos clientes”. No momento, a equipa é constituída por cinco pessoas, sendo previsível que aumente para as oito até ao final do ano.
Actualmente, os principais clientes da empresa são, predominantemente, do sector da construção, banca e serviços.
Depois da consolidação da actividade no mercado moçambicano, a empresa prevê, no curto prazo, apostar em Cabo Verde.