Material para construção do TGV vai de comboio até França com a KLOG
11 de Setembro de 2014
A Klog e a Mota-Engil renovaram a parceria de transporte de material para a construção do TGV em França. Até Junho de 2015, a Klog vai transportar 12.000 toneladas por comboio. As mercadorias – peças de betão pré-esforçado – são carregadas nos comboios em caixas megacombi e chegam à Catalunha para serem, posteriormente, entregues num raio de 300km que abrangem diferentes destinos em França.
Com saídas bissemanais, o transporte é ecfetuado através da ligação exclusiva de Portugal à Catalunha via rail, que resulta de uma parceria da Klog com a empresa espanhola Transfesa, controlada desde 2007 pela alemã DB Schenker. Este serviço, recentemente lançado pela Klog no mercado internacional, resulta de um investimento de 350.000 euros nas ligações ferroviárias entre Portugal e Catalunha, com o objectivo de servir também o sul de França e a região de Paris.
A parceria entre a Klog e a Mota-Engil iniciou-se com o transporte de material para a linha de TGV entre Rennes e Le Mans, em França, em Março de 2013. Até Junho de 2014, o transporte do material era efectuado com navios, a partir de Vigo, até ao porto de Saint Nazaire.
O transporte por comboio neste projecto com a Mota-Engil evita a deslocação de cerca de 500 camiões, o que se reflete na redução da emissão de 600 toneladas de emissão de Co2. A preocupação com o ambiente está na base da criação da Klog, a primeira empresa portuguesa a integrar a Green Freight Europe (GFE) – Transporte Verde Europeu. O programa internacional, lançado em 2012, tem por objectivo melhorar a eficiência de combustível, promovendo o transporte sustentável na Europa. IKEA, Heineken, Procter & Gamble e Philips são apenas algumas das dezenas de empresas que integram a Green Freight Europe.