O terminal marítimo de Saragoça recebeu o primeiro contentor proveniente da China. Este marco dita o arranque da ligação ferroviária continental entre o gigante asiático e o resto de Espanha.
Este primeiro contentor, com carga em grupagem, integra um serviço que pretende ser economicamente mais competitivo, quando comparado com o modo aéreo, e mais rápido, quando comparado com o modo marítimo.
O tempo de trânsito foi de 26 dias, desde a recolha nos pontos de origem até ao destino final. No entanto, os responsáveis do terminal de Saragoça explicam que os tempos de trânsito serão progressivamente reduzidos.
Este trata-se do primeiro serviço de consolidação entre Zhengzhou e Saragoça e que une dois “nós logísticos com muitas semelhanças e que é pioneiro ao permitir a consolidação de pontos distintos na China num mesmo contentor”. O serviço permite saídas diárias de contentores completos desde a China até Saragoça.
O terminal de Saragoça converte-se na primeira paragem do serviço regular de consolidação da China para Espanha, dentro do projecto One Belt One Road, popularmente conhecido como a nova rota da seda.