França testa o comboio de mercadorias mais longo da Europa
22 de Janeiro de 2014
A SNCF e a RFF (Réseau Ferré de France) fizeram no dia 18 de Janeiro um teste de circulação com um comboio de mercadorias que ultrapassa largamente todos os existentes: é considerado o mais longo da Europa.
Com um comprimento útil de 1.476 m e rebocando 3.311 toneladas, o gigantesco veículo é composto por três comboios Kombiverkehr e o teste teve lugar na região de Lyon (centro de Sibelin/Nîmes), no âmbito do projecto colaborativo europeu ” Marathon”.
O êxito desta iniciativa é um marco importante. Deverá decorrer outro teste, até ao final de Março de 2014, desta feita com locomotivas diesel de elevada potência.
A exploração comercial poderá tornar-se uma realidade em 2016, segundo já fez saber a área de mercadorias da SNCF ao dizer que pretendem vir a utilizar este tipo de comboios, querendo começar pelos de 1000 metros de comprimento.
Actualmente, em França, os comboios de mercadorias mais longos não ultrapassam os 850 metros, enquanto que os alemães se ficam pelos 835 metros e é previsível que este tipo de transporte venha a apresentar uma diminuição nos custos, consoante a dimensão dos parceiros e fruto dos ganhos de produtividade que se espera alcançar e que estão calculados em cerca de 30%.