Estudo internacional reforça a importância da colaboração entre 3PL e carregadores

O 22º estudo anual sobre o mercado 3PL centra-se na importância da relação entre carregadores e operadores logísticos, nomeadamente ao nível da necessidade de adaptação às tecnologias emergentes, como o blockchain e a automação.

Todos os anos, o estudo, desenvolvido pela Penske Logistics, Infosys Consulting, Penn State University e Korn Ferry, apresenta algumas áreas-chave no mercado logístico mundial. Este ano, essas áreas incluem a temática do blockchain, automação/digitalização e a revolução de talentos logísticos, necessária para que carregadores/3PL promovam avanços tecnológicos e para que se perceba como estes olham para a relação risco/resiliência.

O mesmo relatório indica que 30% dos 3PL e 16% dos carregadores encaram o blockchain como uma aplicação potencial, enquanto não estiverem envolvidos com esta tecnologia. O impacto da automação e os retornos que a mesma está a fornecer, através de coisas como a robotização do armazém, leva a que 62% dos 3PL e 57% dos carregadores invistam na automação/digitalização. Ainda assim, 12% dos 3PL e 10% dos carregadores afirmam não ter talentos internamente para desenvolverem, implementarem e monitorizarem esse tipo de investimentos.

A tecnologia continua a influenciar e reformular a procura de recursos humanos para as cadeias de abastecimento, isto porque, a automação, digitalização e recolha de dados continuam a expandir-se rapidamente. 27% dos carregadores procuram serviços de outsourcing de TI, mais 17% que no ano anterior. Quanto à percentagem de carregadores satisfeitos com o outsourcing de TI verifica-se uma queda dos 65% em 2016 para os 56% este ano, sendo que o estudo indica que esta quebra deve-se à elevada expectativa dos carregadores ou à procura de recursos analíticos mais evoluídos, que permitam gerar decisões mais eficazes na cadeia de abastecimento.

73% dos carregadores e 92% dos 3PL concordam que os 3PL oferecem formas inovadoras de melhorar a eficácia logística e 81% dos carregadores e 98% dos 3PL concordam que o uso de operadores logísticos contribuiu para melhorar o serviço aos clientes finais. Importa ainda destacar que 39% dos carregadores e 81% dos 3PL concordam que a colaboração com outras empresas, mesmo que concorrentes, pode resultar em melhoria de custos de logística e de serviço.

De acordo com o documento, a importância e relevância de um forte relacionamento entre os 3PL e carregadores deverá manter-se. Neste sentido, à medida que as exigências se mantém em termos de rapidez, por exemplo, o trabalho em equipa e a colaboração mantém-se críticas.

 

Written by