O prazo de apresentação das candidaturas ao concurso público para o contrato de construção da JUL terminou no início deste mês. Segundo a informação publicada em Diário da República, de 4 de Agosto, o contrato visa a definição e criação de uma nova versão do modelo de referência nacional e respectivo modelo de interoperabilidade com sistemas externos, para uma nova geração de software.
Conforme previsto no Programa Simplex+, pretende-se “assegurar a fluidez da informação referente ao transporte de mercadorias de e para os portos de mar nacionais, tendo como referência ao transporte inicial o modo ferroviário e ligação aos portos secos implementado no porto de Sines e o modo rodoviário no porto de Leixões”.
O valor do preço base do contrato anunciado é de 4,5 milhões de euros, com um prazo contratual de 24 meses a contar da celebração do contrato. O local da execução do contrato é nas instalações da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Após o prazo de candidaturas de 30 dias após a data de envio do anúncio, terminado a 2 de Setembro, o prazo para a decisão da qualificação é agora de 44 dias, até meados de Outubro. Posteriormente decorre o prazo para apresentação de propostas.