Comsa Rail Transport amplia serviço ferroviário entre Espanha e Portugal
8 de Julho de 2014
A Comsa Rail Transport reforçou o seu serviço ferroviário entre a região espanhola da Galiza e Portugal, através da introdução de novos comboios para o transporte de madeira entre os dois países.
De acordo com o jornal especializado “Transporte XXI”, o projecto está incluído no programa Marco Polo e prevê movimentar 600.000 toneladas por ano. O serviço realiza-se em colaboração com a Ibercargo Rail e está assegurado por 18 comboios semanais.
Este projecto intermodal foi baptizado de “Woodrail II” e pretende assegurar o transporte de madeira por ferrovia entre os produtores espanhóis e a indústria do papel portuguesa.
A ligação ferroviária é assegurada entre os terminais ferroviários de Lalín, Meirama e Ferrol até Leirosa, ampliando desta forma as ligações já existentes a partir de Lugo e La Coruña. Para responder a este serviço, a empresa utiliza locomotivas com capacidade para operarem nos dois países ibéricos. No caso dos vagões, estes são plataformas para porta-contentores adaptadas com equipamentos específicos para o transporte de madeira. Estas plataformas estão aptas para o transporte de caixas móveis. O custo total do projecto ultrapassa os 12,6 milhões de euros. A iniciativa irá receber uma ajuda de 437.953 euros, proveniente do programa Marco Polo.
Além deste projecto, segundo o mesmo jornal, a Compsa participa noutro projecto, liderado pela Saica, também incluído no programa Marco Polo, que contará com um apoio de 1,2 milhões de euros. Esta iniciativa consiste no transporte ferroviário de produtos do sector do papel (bobinas e papel recuperado), desde a Saica, em Saragoça para Portugal e França.
Este projecto surge no seguimento do Woodrail I, que contemplava uma ligação ferroviária nove vezes por semanais, a partir dos terminais de Lugo e Corunha às fábricas da Altri e da Portucel Soporcel na Leirosa.