A espanhola LQS – Logistics Quality Services, pertencente ao grupo Carrasco, entrou recentemente no mercado nacional, através da constituição da LQS Portugal.
Jesus Llorente, administrator & executive director da empresa, avançou em exclusivo à Logística Moderna que a LQS assume-se como a “primeira empresa a prestar serviços de logística tecnológica integral, assim como de manuseamento, transporte e instalação especializado para equipamentos de qualquer porte, trepa-escadas, gruas e todo o tipo de ferramentas para asegurar este tipo serviços, sem esquecer a logistica tradicional”.
O grupo Carrasco tem mais de 50 anos de vida, sendo que a LQS nasceu em Espanha em 1997, contando hoje com uma rede de 23 plataformas logísticas na Península Ibérica e Ilhas.
A LQS entrou em Portugal para prestar serviço a um só cliente internacional. Após esta experiência, apostou na aquisição da Executive for Rent (TJWW Lda) e na sua posterior fusão com a LQS Portugal para entrar no mercado portugués, levando “à rápida constituição de equipas, formadas e multidiciplinares, assim como de uma direcção focada nos sectores e operadores de interesse nacional e/ou com operações comerciais ibéricas e ilhas”, aponta Jesus Llorente.
A liderança e administração da empresa em Portugal são partilhadas por Jesus Llorente e Tomas Cobas, que assumem a função de administradores e directores executivos do grupo em Portugal.
Actualmente, a LQS conta com instalações de 2.000m², localizadas no parque Holanda, em Carnaxide, assim como centros satélites no Porto, Aveiro, Marinha Grande, Évora e Faro, asegurando a cadeia de abastecimento para a rede de ténicos de campo, um posicionamento que, na opinião de Jesus Llorente é “outra das mais-valias desta empresa que vai revolucionar o sector da logística tecnológica”.
A LQS tem uma carteira de clientes que abrange empresas como a DTS (Fujitsu), UPS – Supply Chain Solutions, Digidelta / Netscreen, Xerox e Serviços Empresariais ADER.
A empresa assume-se como “especialista em logística aplicada especialmente a fabricantes e distribuidores de equipamento tecnológico”, sendo que os seus clientes trabalham em sectores como a impressão, banca, saúde ou tecnologias de informação. Neste sentido, disponibiliza no mercado serviços de transporte e entrega no destino final de equipamento tecnológico, instalação e montagem de equipamentos; serviço técnico, nomeadamente planificação, coordenação e gestão de projectos; armazenagem e manipulação, como reparação, gestão global de peças e consumíveis, controlo de stocks e logística inversa; gestão ecológica e serviços de valor acrescentado”.