A Linde Material Handling ampliou, este ano, a sua gama destes equipamentos de interior, que equipa com um nível de comodidade operacional significativamente otimizada, um chassis mais estreito e uma maior gama de funções adicionais que, segundo a empresa, “garantem um melhor rendimento e uma redução do consumo de energia”. Além disso, esta gama de produtos complementa-se com variantes adicionais.
Por um lado, os porta-paletes de condutor incorporado Linde T14 S, T20 S/SF e T25 S/SF, pertencentes à gama de carga de entre 1,4 e 2,5 toneladas, e os stackers duplos de condutor incorporado D12 S e D12 SF, com capacidade de carga de 1,2 toneladas e uma altura de elevação de 2.124 mm, são os primeiros modelos que se converteram a esta nova modalidade, porém outras séries de equipamentos seguirão esta conversão durante os próximos meses.
Na verdade, a gama de porta-paletes de condutor incorporado foi ampliada com um modelo básico dotado de uma capacidade de carga de 1,4 toneladas e com um modelo de maior tamanho de 2,5 toneladas de capacidade, que complementam o modelo de 2 toneladas já existente. À exceção do modelo básico Linde T14S, os porta-paletes e o stacker duplo disponibilizam-se numa seleção de dois conceitos de condução diferentes. Na versão S, o condutor permanece posicionado num ângulo de 90º em relação à marcha, com isto “se garante uma boa visibilidade em ambas as direções de condução e do espaço circundante, ao mesmo tempo que o encosto almofadado e elevado proporciona um apoio de grande comodidade”.
Na versão SF, o operador coloca-se de pé, olhando para a frente, “o que lhe proporciona uma visão especialmente boa da carga situada à sua frente. Esta variação é recomendável naqueles casos em que existe uma quantidade desproporcionada de trabalho no carregamento camiões. Em ambos os casos, o design do equipamento “garante o maior nível de segurança possível, uma vez que o operador permanece dentro dos contornos do equipamento e tanto o seu corpo como as suas mãos mantêm-se em todo o momento protegidos”.