A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) submete hoje ao CEF-T a sua candidatura à terceira e última fase do projecto Douro’s Inland Waterway, no valor de 59 milhões de euros.
A ser aprovada, a verba vinda de Bruxelas destina-se à execução das grandes obras estruturais contempladas no projecto, como a correcção do canal navegável do rio Douro nos troços de Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, num total de cerca de 24km (33,8 milhões de euros), e a reabilitação das cinco eclusas (21,6 milhões de euros). A terceira fase contempla ainda a instalação de ajudas e apoio à navegação (3 milhões de euros), que se traduz na instalação de sinalização com características compatíveis para os caudais do Douro, aumentando a fiabilidade de segurança do utilizador e dotando a VND de equipamentos de segurança, o que permitirá colocar-se nos standards europeus de navegação em águas interiores e que o seu tráfego seja efectuado de forma ininterrupta.
A APDL já apresentou em Bruxelas os resultados da 1ª fase do projecto, na qual se desenvolveram todos os estudos e projectos necessários para as respectivas obras. Esta fase foi comparticipada pelo CEF-T 2014, com um valor de investimento aprovado de 4,7 milhões de euros. A 2ª fase (13 milhões de euros) tem ainda em curso dois grandes projectos: o Safer and Sustainable Acessibility e o River Information Services (RIS).
O Douro’s Inland Waterway é um projecto da APDL que pretende transformar a Via Navegável do Douro (VND) numa via segura, com boas rotas de navegação comercial, ao nível das melhores auto-estradas fluviais da Europa.
Raquel Maia, administradora da APDL para a VND, considera que “esta 3ª fase permite a execução das obras mais importantes do projecto, aquelas que poderão, de facto, incrementar e dar impulso a navegação fluvial, nomeadamente como meio de transporte de mercadorias e de ligação a Leixões”.
O CEF-T 206 – Connecting European Facilities – Transports é um instrumento de atribuição de fundos comunitários para ligações de transportes transfronteiriças no espaço da União Europeia.