SAPEC promove projecto Blue Atlantic no porto de Setúbal
25 de Outubro de 2016
A SAPEC Portugal SGPS, SA, está a promover o projecto Blue Atlantic, uma plataforma multimodal estruturante para a região de Setúbal, que articulará a ligação marítima, que inclui as principais rotas marítimas internacionais Norte/Sul e Este/Oeste, directamente com as redes ferroviárias e rodoviárias, nacionais e ibéricas.
O Blue Atlantic é um projecto importante para o Porto de Setúbal, uma vez que alia a área logística à actividade portuária. As intervenções previstas englobam um cais acostável com 800m de comprimento, que permite a atracação simultânea de dois navios Panamax, e um terrapleno com mais de 27ha, ligados à área logística Blue Atlantic com 96ha, servida directamente por rodovia e também por ferrovia, que poderá operar comboios até 880m, via a construir. A área logística Blue Atlantic já é servida por média e baixa tensão eléctrica, rede de água, rede de fibra óptica, rede de lixos domésticos e industriais, rede de combate a incêndios, rede de gás natural e rede de águas pluviais com equipamento de controlo de cheias.
Desenvolvida na Zona de Mitrena, a 5 kms de Setúbal, a área de implantação da plataforma Blue Atlantic está classificada no Plano de Desenvolvimento Municipal da cidade como zona industrial e beneficia dos factores de diferenciação do Porto de Setúbal, como a sua localização estratégica e utilização maioritária para a movimentação de mercadorias da região da grande Lisboa, Alentejo e que estende o hinterland à Extremadura espanhola e Madrid, bem como, a localização próxima de alguns dos principais exportadores nacionais.
Por outro lado, o projecto Blue Atlantic ficará integrado num porto com barra aberta 365 dias por ano, com canais e cais com manutenção de fundos low cost, em que a preocupação permanente com a componente ambiental está presente, como demonstra a certificação ECOPORT do Porto de Setúbal.