Mercado Eletrônico está a promover estudo sobre tendências no procurement
27 de Setembro de 2016
Com o objectivo de analisar a área de procurement em Portugal e as suas tendências para 2017, o Mercado Eletrônico está a promover um questionário online disponível até 5 de Outubro.{jcomments off}
Os resultados do estudo serão publicados no último trimestre deste ano. De acordo com o Mercado Eletrônico, “o processo de negociação tornou-se essencial na cadeia de abastecimento, já que as empresas procuram reduzir as suas despesas, aumentando o poder de aquisição”. Neste sentido, “os profissionais de compras têm de negociar preços cada vez melhores com fornecedores, mantendo ou aumentando a qualidade e serviço”. Além disso, salienta que “a gestão e qualificação de fornecedores assume um papel cada vez mais fundamental para as compras das empresas”.
Como aponta, hoje, as empresas compradoras “tentam garantir previamente que os fornecedores sigam um determinado conjunto de premissas e requisitos, detectando eventuais não conformidades e riscos que poderão afectar a boa entrega do material ou serviço a contractualizar”. Neste sentido, o estudo procura responder a questões como o posicionamento das empresas relativamente à área de compras ou negociação e a gestão dos fornecedores, bem como identificar melhores práticas, desafios e tendências desta área.
Os interessados em participar no estudo poderão fazê-lo através do preenchimento do questionário online.