Grilo Kitchenware prossegue com melhorias lean
30 de Agosto de 2016
A Grilo Kitchenware está a investir na implementação de ferramentas lean, numa parceria com a Actio Consulting. Depois de realizado um VSM, a empresa arrancou com a primeira actividade de melhoria.
A empresa portuguesa dedica-se à produção e comercialização bakeware, cookware e utensílios de cozinha. Actualmente comercializa mais de 1.000 referências distintas e produz mais de 800 referências próprias que partilham diversos processos produtivos.
No primeiro passo foi identificado uma família de produtos que partilham os mesmos recursos produtivos e que era o grupo mais representativo em termos de volume de produção (família I) – cerca de 20%.
A empresa necessitava de sete operações distribuídas por seis processos produtivos distintos, organizados em ilhas, com operadores dedicados, para produzir esses 20%. Ao analisar o processo, a equipa identificou oportunidades, nomeadamente, a falta de espaço para o material em curso e lead time de vários dias e máquinas paradas por falta de material e/ou operador.
“Após várias semanas de trabalho intenso, tínhamos convertido as ilhas numa célula de produção em U”, salienta a Actio Consulting em comunicado. Como resultado “foi possível aumentar a produtividade em cerca de 200%, libertando assim recursos para outras operações; reduzir o material em curso com a consequente redução do espaço ocupado e redução do lead time médio na ordem dos 65%; aumentar a polivalência dos operadores e reduzir a complexidade do fluxo de materiais e informação”.