Ensino da logística e SCM obrigatório em França a partir do 5º ano
5 de Abril de 2016
A introdução das aulas de logística e supply chain management será uma realidade nas escolas francesas a partir do 5º ano. eA decisão foi tomada no último Conselho de Ministros em França e resulta de uma recomendação da Confederação Nacional de Logística daquele país, tendo efeitos já este ano.
Esta decisão visa “promover o carácter eminentemente estratégico do SCM no desenvolvimento das empresas e do crescimento do país”. O decreto, cuja implmentação será efectivada ainda este ano, torna obrigatória a introdução da logística nas escolas já a partir do 5º ano de escolaridade, o que corresponde ainda ao ensino primário francês.
Neste primeiro ano será leccionada uma iniciação simples sobre logística, mas os alunos do 6º ano já serão confrontados com cálculos e algumas aulas sobre principios fundamentais serão integradas nas materias existentes. Por exemplo, zonas logisticas, transporte e planeamento (em Geografia), optimização do carregamento dos veículos de transporte (Algebra), a gestão de fluxos de elefantes de Aníbal até aos dias actuais (História), estilo e sintaxe na elaboração de uma especificação (Francês), como preservar a diversidade das espécies quando se estabelece uma plataforma de 50.000m2 num parque nacional ou reserva ecológica (Ciência). O Liceu Saint Pierre será a primeira instituição a implementar este ambicioso programa.