A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra iniciou, no passado dia 12 de janeiro, uma intervenção na Doca dos Pescadores, em Setúbal “na sequência dos danos provocados por fenómenos meteorológicos extremos registados ao longo do último ano”.
A intervenção em curso tem como objetivo reforçar as condições de segurança e de operacionalidade da infraestrutura, assegurando a normal continuidade da atividade piscatória naquele local.
Após os episódios meteorológicos recentes, a APSS diz ter procedido a uma avaliação técnica ao estado das infraestruturas da Doca dos Pescadores, permitindo identificar os danos existentes e definir as intervenções necessárias.
No âmbito do acompanhamento regular das condições de funcionamento da Doca dos Pescadores, têm vindo a ser desenvolvidos, ao longo do tempo, esforços no sentido de assegurar condições adequadas para o exercício da atividade piscatória, enquadrando-se a intervenção agora em curso nessa linha de atuação.
Em paralelo, encontra-se em fase de conclusão o procedimento concursal para a aquisição e instalação de novos equipamentos, nomeadamente pontões e outras infraestruturas essenciais, estando prevista a concretização desta fase até ao final do primeiro trimestre de 2026.
“Esta atuação enquadra-se nos objetivos da Estratégia Porto 5+, em particular no eixo Mais Integração e Segurança, que visa promover condições acrescidas de segurança e uma relação mais equilibrada entre a atividade portuária e os territórios onde se insere, reconhecendo a relevância da atividade piscatória para a economia local e para a identidade da cidade de Setúbal”, segundo comunicado.






