A Logicor, proprietária e gestora de imóveis logísticos na Europa e um dos principais key players europeus de gestão logística, confiou à Garcia Garcia o crescimento das suas instalações logísticas, através da construção de um novo centro logístico, na Zona Industrial da Ermida, em Santo Tirso, desenvolvido pela construtora nacional, que assina o projeto de Design & Build. O novo edifício foi projetado e construído com o objetivo da obtenção da certificação BREEAM, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção.
Com uma área de cerca de 30.000 m2, o edifício divide-se em quatro pavilhões logísticos aproximadamente de 7.500 m2, sendo que cada armazém possui zonas administrativa e sociais dedicadas, com 500 m2 divididos entre dois pisos e oito cais de carga. Na conceção foi tida em consideração a modularidade dos espaços, com a possibilidade de agregar zonas e criar espaços com capacidade superior.
Na conceção do projeto e na sua construção tudo foi pensado para a vertente sustentabilidade, com o objetivo de atingir uma certificação BREEAM Very Good. A minimização da “pegada ambiental” da construção e operação do edifício, implicou o desenvolvimento de soluções específicas, desde a escolha dos materiais, à produção e gestão dos recursos energéticos, passando pela gestão dos processos de obra ou pela seleção dos fornecedores, tudo foi equacionado para potenciar a sustentabilidade do projeto.
Por outro lado, sistemas de gestão técnica centralizada, apoiados em sensores diversos como temperatura, humidade e qualidade do ar, podem ser usados para monitorizar as condições ambientais dentro do edifício, fomentando não só as condições dentro do edifício, como também a eficiência energética e a minimização dos custos operacionais.
O edifício beneficia ainda de condições de excelência para atividade logística, com espaços flexíveis e opções de configuração que podem ser readaptados a novas necessidades ou usos, pavimento de alta planimetria certificado, entre outros.
Referir que no presente ano a Garcia Garcia investiu na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, do qual é proprietária. O projeto de expansão aumentou em 36 hectares a área industrial do Parque, que ficou com uma área total de 110 hectares. Além da Logicor, o Parque Industrial da Ermida é ainda a morada de outras empresas relevantes como a AIRBUS, a FINIECO, a WEG, a Casfil ou o Centro Logístico do Lidl Portugal.