A Jungheinrich arrecadou dois prémios na cerimónia dos International Intralogistics and Forklift Truck of the Year (IFOY) 2023 que decorreu no passado dia 22 de junho em Dortmund, na Alemanha, com o sistema de armazenamento ultracompacto PowerCube e a câmara de garfo addedVIEW com leitura de código de barras.
O Jungheinrich PowerCube, destinado ao armazenamento e preparação de encomendas de peças pequenas, bem como cargas unitárias, venceu na categoria “Intralogistics Robots”. Este sistema modular de estantes acomoda caixas que são empilhadas em canais verticais até 12 metros de altura. “Essa altura do sistema permite um armazenamento de caixas particularmente eficiente em termos de espaço numa área muito reduzida”, explica a empresa.
Já a câmara de garfo addedVIEW que triunfou na categoria “Especial do Ano” tem capacidade para ler códigos de barras diretamente no local de armazenamento e compará-los com as especificações do sistema de gestão de armazém. Esta câmara permite reduzir significativamente os erros de armazenamento, o que aumenta a eficiência e a segurança no armazém. Ao colocar a câmara totalmente digital no garfo, os locais de movimentação de mercadorias e digitalização convergem. A receção é efetuada de forma particularmente ergonómica através de um botão diretamente no volante.
Sobre estes prémios, o diretor de vendas da Jungheinrich, Christian Erlach, adiantou: “Com estas duas vitórias no IFOY Awards 2023, a Jungheinrich está, mais uma vez, a destacar a sua posição como uma empresa líder no desenvolvimento de soluções intralogísticas inovadoras e eficientes. Estamos muito orgulhosos deste reconhecimento. Com o PowerCube da Jungheinrich e a câmara de garfo addedVIEW, oferecemos aos nossos clientes soluções inovadoras que aumentam a sua competitividade e melhoram significativamente a eficiência no armazém.”
Câmara de garfo addedVIEW
A documentação precisa do armazenamento e recuperação de mercadorias é crucial em qualquer armazém. Erros na implantação ou armazenamento de mercadorias no sistema de gestão de armazém (WMS) podem levar a sérios problemas – desde locais de armazenamento alocados incorretamente e tempos de busca inesperados até devoluções e perda de mercadorias. A câmara digital addedVIEW com scanner de código de barras permite ler códigos de barras diretamente no local de armazenamento e compará-los com as especificações do WMS. Isso possibilita a identificação imediata e precisa e, assim, a prevenção de erros antes mesmo que eles entrem no sistema. “Ao integrar esta tecnologia no processo de armazém, as empresas podem reduzir significativamente o número de reservas incorretas e colocações de stock, resultando num aumento considerável da eficiência”.
A câmara addedVIEW é totalmente digital e possui resolução Full HD, transmissão de dados Ethernet automotive de banda larga e software para transferir os resultados para qualquer WMS. Para o WMS da Jungheinrich, o produto é equipado com inteligência adicional. Isso possibilita reconhecer se o código de barras correto ou incorreto está localizado na frente do garfo, por meio de sobreposições coloridas na imagem da câmara, à medida que o empilhador passa. De acordo com a Jungheinrich, “além das vantagens para a gestão do armazém, os motoristas dos empilhadores beneficiam da qualidade de imagem significativamente melhorada, bem como da função de receção ergonómica diretamente no volante. No geral, a câmara de garfo totalmente digital addedVIEW elimina custos ocultos de pesquisa e erro para os clientes. O processo torna-se mais rápido, mais fiável e, portanto, significativamente mais rentável por palete”.
PowerCube da Jungheinrich
Devido à disposição vertical ultracompacta dos recipientes, o PowerCube faz o uso “ideal “do espaço de armazenamento e atinge uma densidade de armazenamento quatro vezes maior do que um sistema de estanteria convencional. A altura do sistema até 12 m torna-o no sistema de armazenamento compacto mais alto da sua classe. Isso cria espaço no armazém que pode ser usado para expansão de mercadorias ou outros fins. Em termos de flexibilidade este sistema pode ser configurado em pisos industriais normais e pode ser “facilmente integrado” em armazéns existentes. Uma vez que os shuttles se movem sob os contentores, o PowerCube pode ser facilmente adaptado para cima, a diferentes alturas e estruturas de edifícios. Se necessário, ele também pode ser conectado a um sistema transportador planeado individualmente.
Com o PowerCube, a Jungheinrich combina “processos eficientes e hardware inovador” com o auxílio de tecnologia de software de ponta. As vantagens aqui incluem a conexão simples com a infraestrutura de TI existente do cliente e o projeto do software para máxima flexibilidade em termos de requisitos de processo e desempenho. “Com o PowerCube, a Jungheinrich apresenta uma abordagem integrada e holística para o futuro do armazenamento compacto de recipientes e cumpre a sua promessa de uma nova dimensão de eficiência no armazém”, segundo o especialista de intralogística.