A.P. Moller – Maersk (Maersk) celebrou um acordo para alienar as suas instalações logísticas em São Petersburgo e Novorossiysk à IG Finance Development Limited. A alienação pela Maersk destes dois locais é uma consequência da decisão da empresa, tomada em março de 2022, de descontinuar as atividades na Rússia.
Karsten Kildahl, Director Comercial da Maersk, afirmou “estamos satisfeitos por termos encontrado um novo proprietário dos nossos dois ativos logísticos na Rússia e, assim, executarmos a nossa decisão de alienar todos os nossos ativos no país. Ao longo do processo de desinvestimento, sentimos, enquanto empresa, uma forte responsabilidade para com os restantes 50 empregados nos dois locais, e estamos felizes por lhes ser oferecido emprego como parte da nova configuração”.
O armazém interior em Novorossiysk é uma instalação de 28.750 m2 com uma capacidade para 1.500 contentores (TEU) e é especializado no manuseamento de carga comercial, como por exemplo a transferência de cereais de vagões ferroviários para contentores marítimos. O armazém refrigerado (frio positivo e negativo) em São Petersburgo é um armazém de 23.500 m2 inaugurado em 2020.
A transação obteve as aprovações regulamentares necessárias na UE e na Rússia, e ao adquirir as instalações a IG Finance Development Limited fez um acordo com a Arosa, um grande importador de alimentos na Rússia, para operar as instalações em São Petersburgo e Novorossiysk.
Uma vez que não são necessárias mais aprovações, o desinvestimento está concluído e é efetivo desde o dia 17 de fevereiro deste ano.