A XPO Logistics implementou novas ferramentas tecnológicas para ajudar os seus colaboradores de carga completa (FTL) a melhorar a sua produtividade e a utilizar os veículos de forma mais eficiente.
As recentes iniciativas de digitalização implementadas pela XPO agilizam os processos administrativos da rede de colaboradores da empresa e contribuem para o seguimento dos quilómetros por carga, entre outras funções. A XPO implementou ainda uma solução de Inteligência Artificial que permite prever os níveis de procura semanal no serviço FTL e planificar com antecedência a capacidade de carga necessária.
Estas novas capacidades fazem parte do ecossistema tecnológico de transporte da XPO, criado em torno do seu sistema XPO Connect e da aplicação móvel Drive XPO. Estas ferramentas digitais, amplamente adotadas pela rede de colaboradores da empresa no Sul da Europa e Marrocos, «aportam importantes vantagens na gestão das cargas, na traçabilidade das mercadorias em trânsito, na documentação das entregas e na planificação de rotas para reduzir quilómetros em vazio e tempos de condução», explica a empresa.
Massimo Marsili, diretor geral da XPO Logistics para a região Sul da Europa e Marrocos destacou: “O investimento em tecnologia é uma prioridade constante na XPO. Apostamos na digitalização com o objetivo de reforçar o funcionamento das cadeias de abastecimento e reduzir o risco para os transportadores. Os nossos colaboradores são essenciais para esta evolução e queremos apoiá-los para que sejam o mais produtivos possível.”
Para além da implementação das novas ferramentas tecnológicas, a XPO reforçou as suas equipas de gestão de transporte e de serviço aos seus colaboradores, para oferecer um apoio personalizado aos condutores de FTL, assim como uma atribuição seletiva de cargas que coincidam com as preferências dos transportadores.