Os cloud marketplaces são essenciais para uma verdadeira transformação digital

A integração, nos processos da cadeia de abastecimento, de catálogos digitais de aplicações na cloud (cloud marketplaces) já não é opcional – é essencial. Este tipo de catálogos aceleram todo o circuito e melhoram o controlo, a gestão de riscos e a gestão das empresas. De acordo com um novo relatório Forrester, as empresas de software que vendem em cloud Marketplaces atingem uma média de 81% de retorno do investimento (ROI), e as que compram recebem até 550% de ROI.
Hoje em dia, os responsáveis pelas aquisições nas grandes empresas (os CPO, Chief Product Officer) enfrentam duas forças opostas principais e universais. Por um lado, devem identificar e reduzir o risco da cadeia de abastecimento – um processo que exige tempo, esforço e paciência com os fornecedores. Por outro lado, devem agir rapidamente, com espírito inovador e agilidade. Estas duas exigências, aparentemente opostas, são uma fonte comum de ansiedade no que respeita aos processos de aprovisionamento. A satisfação simultânea destas exigências é um desafio de topo para os CPO.
Processos contratuais longos e difíceis são uma das grandes dificuldades nos processos de aquisição. Tem que se garantir robustez e competitividade, mas no contexto empresarial moderno, é insustentável ter processos demorados. Os cloud marketplaces, contudo, podem reduzir este processo de meses a uma questão de minutos, facilitando a aquisição de aplicações que estejam alinhadas com o ambiente informático de cada empresa e com as suas diretrizes de compra; selecionar soluções de forma eficiente; processar imediatamente o pedido de aprovação e confirmar rapidamente a aquisição da solução digital. O marketplace acompanha todo o processo e alinha os números dos pedidos de compra com os sistemas existentes – algo essencial nos dias de hoje.
Para além de uma compra mais rápida e de uma experiência melhorada, há outros benefícios dos cloud marketplaces que são verdadeiramente transformadores. Por exemplo, a TIER Mobility AG utilizou o AWS Marketplace para aumentar a sua observability, o SRE (Site Reliability Engineering), e a engineering experience. Para o conseguir, a empresa serviu-se de soluções para agrupar procedimentos de faturação e pagamento. Reduziram custos e revolucionaram os processos nas indústrias de transporte e logística.
O cloud marketplace contribui para as equipas terem uma maior supervisão dos serviços e das soluções utilizadas, assim como dos custos incorridos pelos seus empregados. Também ajuda as empresas a tomar decisões comerciais informadas e a melhorar a capacidade de gestão, os seus procedimentos internos em ambiente digital. Como resultado, as equipas comerciais tornam-se mais ágeis e podem gerir maiores volumes de negócio. Simultaneamente, os programadores podem aceder a uma vasta seleção de software, que lhes permitirá testar e inovar mais rapidamente.
A Veolia Deutschland GmbH adquiriu fácil e rapidamente software e serviços baseados na cloud, e tornou-se mais eficiente na configuração e migração de TI e a empresa Software AG conseguiu uma redução de custos de até 50% ao mudar a sua estrutura de licenciamento. Transferiram essa função para o AWS Marketplace, um software que agora gere, de forma automatizada, todo o processo da atribuição de licenças Através da utilização de marketplaces, os CPO conseguiram uma gestão mais ágil.
Nos processos de aquisição tradicionais, uma maior rapidez e melhor experiência de aquisição significam frequentemente uma redução na gestão, controlo e gestão do risco. Em contraste, os cloud marketplaces oferecem maior rapidez e um aumento na gestão, controlo e gestão do risco. Com os cloud marketplaces, os CPO obtêm gestão com agilidade.
Outro exemplo, cada vez mais complexo, é a gestão dos quadros regulamentares. Em cada indústria, os controlos são amplificados para assegurar que as cadeias de abastecimento cumprem os requisitos legislativos, tanto a nível global como local. Cada compra de terceiros, grandes ou pequenos, introduz risco, e o risco está sempre na cabeça dos gestores de aprovisionamento. Estes, necessitam de mecanismos para introduzir, com segurança, produtos e serviços que são pré-aprovados para utilização, dentro das restrições regulamentares.
Através da funcionalidade da AWS Marketplace – ‘mercados privados, os administradores de aquisições podem aceder a um catálogo de serviços digitais (software e plataformas) pré-selecionados e aprovados, que as suas equipas podem utilizar livremente. Esta abordagem é flexível, rentável e otimizada para a máxima inovação, permitindo gerir sem recorrer a uma microgestão.
A complexidade da compra de software, dados, formação e serviços profissionais continua a crescer. Embora a otimização dos custos continue a ser primordial, a gestão de um volume crescente de compras, a inovação e a redução do tempo de colocação no mercado são os principais motores para todos os profissionais desta área. De facto, os líderes de compras atuais são mais do que nunca pressionados a serem mais rápidos, a manter o controlo e a reduzir o risco.
Os mercados na cloud passaram a ser um mecanismo essencial. Os visionários do aprovisionamento, os primeiros a compreender estas ferramentas, podem desbloquear enormes benefícios neste mundo digitalizado e em rápido crescimento. Em geral, há um enorme retorno neste tipo de investimento, de acordo com a Forrester, as grandes empresas podem alcançar um retorno do investimento da AWS Marketplace de 550% ao fim de três anos.

 

Por Marta Whiteaker, Diretora Internacional da Amazon Web Services (AWS) Marketplace

Written by