A FedEx Corp. está a testar a entrega residencial de produtos volumosos, um mercado de US $ 9 mil milhões que as empresas de courrier tinham deixado entregue aos transportadores rodoviários tradicionais, porque os itens volumosos não encaixam bem nas suas operações de sorting.
O serviço vai ser realizado pela FedEx Freight, que é uma operação para cargas inferiores a um camião completo, e que tem sido dirigida ao mercado corporativo. O projecto piloto da FedEx, neste momento a decorrer em seis mercados nos EUA. Isto significa que a empresa está a começar a transportar itens como máquinas de lavar e sofás aos clientes. A entrega pode incluir a montagem, segundo a FedEx.
“A FedEx Freight está na fase inicial de um piloto para lançar um novo serviço, o FedEx Freight Direct, que transportará itens maiores e mais volumosos para as residências e empresas dos clientes e até pode oferecer um serviço de montagem simples por uma taxa adicional”. Segundo a FedEx a procura por este tipo de serviços de entrega tem crescido nos últimos anos e espera-se que esta tendência continue.
O comércio electrónico de electrodomésticos, móveis, equipamentos de ginástica e outros itens grandes está a estimular o crescimento das entregas residenciais de itens grandes e volumosos. As operações geralmente exigem duas pessoas no camião, o que tipicamente não acontece no mercado de courrier, implicando que a mercadoria seja levada e montada na casa do cliente.
Grandes empresas de transporte, como a XPO Logistics, a JB Hunt Transport Services e a Ryder Systems, fizeram aquisições recentes para oferecer serviços de entrega no mercado norte-americano de itens volumosos, uma vez que esta é uma das áreas que que permite entrar na área do comércio on-line. Este mercado está a crescer em cerca de 10% ao ano.