Ericeira Surf & Skate implementa WMS da Generix Group para gestão das operação logísticas

A Ericeira Surf & Skate implementou um WMS (sistema de gestão de armazém), fornecido pela Generix Group. Com este investimento, a empresa pretende melhorar a sua performance logística e o nível de serviço prestado aos clientes.

Com o crescimento exponencial do negócio, a Ericeira Surf &Skate sentiu necessidade de optimizar as suas operações, nomeadamente, a recepção e expedição de mercadoria para os 350 pontos de entrega em Portugal e mais de 150 na Europa; a gestão de um grande número de referências; as devoluções de produtos; a organização de stocks; e a gestão do próprio espaço em armazém.

Para enfrentar estes desafios, a empresa decidiu implementar o WMS da Generix Group. “A nossa necessidade de implementar o WMS teve, essencialmente, a ver com o constante crescimento da operação, com a necessidade de reagir rapidamente às exigências do mercado e à velocidade da colocação do produto em loja”, explica Eduardo Moreira, director logístico da Ericeira Surf & Skate. Como acrescenta, “a velocidade do cross docking é, para nós, fundamenta, daí a que uma recepção bem orientada e sem erros seja um passo essencial para que, depois, a operação de picking possa suceder de forma rápida e ajustada. Só assim conseguimos fazer as entregas ao cliente no tempo desejado”.

Segundo a Generix Group, “a implementação do WMS decorreu de forma célere e a formação foi um processo simples e natural, não só devido à motivação por parte dos colaboradores, como também pelo facto do WMS se encontrar bastante simplificado ao nível do operador”.

Os resultados foram desde logo visíveis. A Ericeira Surf & Skate conseguiu reduzir em 50% o tempo de recepção dos produtos, baixando simultaneamente cerca de 30% dos erros de recepção. Em relação ao picking, a empresa aumentou a sua velocidade de expedição em cerca de 30%. Em termos de payback period, que se previa de três anos, acabou por ficar abaixo dos dois.

A actividade logística da Ericeira Surf & Skate apresenta uma série de particularidades, uma vez que a empresa trabalha com uma grande quantidade de SKU, sendo que, a cada seis meses, são incorporados 40.000 novos SKU e, por se tratar de um produto têxtil e de valor acrescentado, cada tamanho é tratado individualmente.

“Conseguimos com o WMS criar uma quantidade de localizações virtuais, que nos permitem fazer este trabalho de forma excelente”, aponta Eduardo Moreira. “A nossa base de dados tem crescido exponencialmente e é graças ao WMS que conseguimos fazer essa rastreabilidade dos artigos e esta pormenorização das entregas por tamanhos”, adianta.

De facto, para responder aos novos comportamentos de compra e às expetativas dos clientes, as empresas e os seus sistemas informáticos têm de adaptar-se rapidamente. Ao longo da cadeia logística, clientes e fornecedores devem estar sempre ligados e o segredo está na optimização do espaço, na partilha de recursos, automatização de processos e capacidade de sincronizar e gerir todas as operações de forma segura, ágil e rápida.

 

A Ericeira Surf & Skate optou pela Generix Group e o projecto foi “um sucesso”. “Sem dúvida que esta operação optimizou os nossos processos, muito além daquilo que era a nossa expectativa na altura”, aponta o responsável. “Começar a trabalhar com a Generix foi fundamental, porque trouxe-nos, não só a competência que já esperávamos, mas também algum conhecimento que conseguimos incorporar na nossa actividade diária”.

 

Written by