O transitário nacional Delnext iniciou no mês passado o seu processo de internacionalização. A empresa que já realiza envios desde Portugal e Espanha para o resto da Europa passou também a permitir envios a partir de Itália para empresas e particulares.
A Delnext nasceu em 2015 com a missão de quebrar barreiras na Europa e permitir a realização de envios nacionais e internacionais a preços competitivos. Actualmente, a empresa está no top 50 das startups portuguesas. Para Diogo Assis, CEO da Delnext, “este projecto nasceu da dificuldade que a Zumub, nossa empresa parceira e reconhecida loja de suplementos online, encontrou para se internacionalizar, devido aos elevadíssimos custos de envio para o estrangeiro”.
Urbano Veiga, CEO da Zumub, lembra que “os valores mais baixos que encontrávamos no início eram bem acima dos 10 euros, tornando proibitiva a venda de produtos para o estrangeiro”. Além disso, diz que ”os portes tornavam os produtos demasiado caros e não compensava aos clientes comprarem fora do mercado nacional”. Para o responsável “a Internet uniu o Mundo, mas as barreiras físicas do transporte internacional estavam a quebrar essa ligação”.
Em 2013, a Zumub começou a fazer envios internacionais, ainda com preços elevados, e dois anos depois, em 2015, já realizava cerca de 400 envios por dia para fora de Portugal. Foi nesta altura que Diogo Assis teve a ideia de poder disponibilizar condições interessantes de envios internacionais a qualquer pessoa. Em Outubro de 2015 nascia a Delnext, um transitário certificado.
“Apenas três dias depois do lançamento do website da Delnext, foi feito o primeiro envio; no dia seguinte outros três e em pouco tempo ascendiam a 100 o número de envios diários.” – recorda Diogo Assis, actual CEO e co-founder. A missão de oferecer custos acessíveis ao público em geral, para realizar envios internacionais, estava a tornar-se realidade.
A empresa começou por ser requisitada por pessoas que descobriram que podiam poupar bastante dinheiro recorrendo à Delnext em vez dos correios tradicionais. Rapidamente, as lojas de e-commerce viram uma oportunidade no serviço e, em 2016, houve um ‘boom’ no número de envios realizados. Nesta altura, eram feitos envios de Portugal e Espanha para a União Europeia.
Desde o mês passado, a empresa iniciou o processo de internacionalização e passou a realizar envios a partir de Itália para toda a UE. Se contabilizarmos a totalidade das encomendas, a Delnext processa cerca de 500 envios por dia.
Recentemente, a Delnext melhorou o serviço de tracking, oferecendo informação mais detalhada e actualizada aos clientes. Além disso, foram implementados três novos serviços: seguro adicional, atendimento ao cliente e tracking personalizado. O objectivo é expandir os serviços de recolha a todos os países da UE e desenvolver a qualidade dos serviços diariamente.