A Consoveyo está a desenvolver um projecto de intralogística em Jurong Island, em Singapura, que faz parte do processo de expansão de uma empresa líder de mercado no desenvolvimento de produtos químicos. Este projecto inclui o planeamento do fluxo de material e um conceito de logística, baseado num sistema de armazenamento automático «altamente costumizado» e à prova de explosão.
Os planos de crescimento desta empresa exigem novos recursos para armazenar mais matérias-primas, produtos acabados e materiais em curso de fabrico que necessitam de passar por processos de cura e de estabilização. Vão ainda permitir aumentar a capacidade de produção, redundância nas linhas de fluxo automatizadas e maior volume de armazenamento.
Considerando as necessidades técnicas específicas do cliente, a Consoveyo vai instalar um sistema de armazenamento com 42 metros de altura, composto por quatro transelevadores de dupla profundidade e uma ligação entre corredores por um conjunto de veículos guiados por carril (RGV). Além disso, este projeto “chave-na-mão” inclui ainda portas rápidas, transportadores e um software de gestão de armazém. O sistema proposto disponibiliza um total de 10.240 localizações de armazenamento de paletes, bem como um sistema de transporte ligando a zona de produção às áreas de armazenagem.
A empresa explica que «ao usar um sistema inerte enriquecido com nitrogénio e 12 conjuntos de portas rápidas, a Consoveyo projetou um armazém que permite ao cliente armazenar em segurança materiais em curso de fabrico, evitando riscos de contaminação, combustão e deterioração. Além disso, para garantir a sustentabilidade do armazém, todos os equipamentos serão equipados com sistemas de energia regenerativa».