“Comércio do futuro irá assentar num ambiente mais inteligente”

O termo Indústria 4.0 refere-se à combinação de várias inovações importantes na tecnologia digital, tais como captura e análise de dados; sensores sofisticados; computação em nuvem e Internet of Things.

Mais do que um evento momentâneo, a Indústria 4.0 é um sinal de mudança, que está rapidamente a transformar muitas empresas e a apanhar outras de surpresa.

Para as empresas de Comércio e Retalho, a visão da Indústria 4.0 promete ter um impacto ainda mais abrangente. Este setor está, nos dias de hoje, a passar por uma transformação sem igual na sua história. O ambiente atual do Retalho é marcado por grandes mudanças tecnológicas, novas exigências dos consumidores, abordagens de marketing e estratégias a nível logístico e na cadeia de valor, que visam reduzir custos e aumentar a rapidez nos processos. Na verdade, todos estes elementos podem ser incluídos no universo da Indústria 4.0, pois todos têm como condição nuclear a valorização da recolha e análise de Informação – Data Analytics – e a criação de um ecossistema de dados digitais interligado.

Neste contexto, partilho da opinião que o comércio do futuro irá assentar num ambiente mais inteligente, possível através de um conceito denominado Inteligência dos Ativos da Empresa.

A ideia deste sistema é obter informação precisa sobre todos os ativos, de modo a construir uma base de informação sobre os mesmos dentro da loja, sejam pessoas, trabalhadores, clientes ou inventário, sendo capaz de reunir e trabalhar essa informação digital de forma automática.

O acesso a informação detalhada em tempo real é uma enorme vantagem competitiva para as empresas do retalho, pois irá permitir-lhes: serem mais ágeis a dar resposta às necessidades dos consumidores; otimizar o stock de acordo com as preferências dos clientes; assegurar disponibilidade de itens nas prateleiras; analisar a eficácia das promoções e dos itens mais vendidos; agilizar a cadeia de distribuição; maximizar as receitas; reduzir custos de inventário.

Contudo, à medida que as empresas se tornam ativas na Indústria 4.0, os benefícios vão muito mais além!

 Sandra Rente, responsável do gabinete de comunicação da Altronix

Written by