O Porto de Lisboa está a desenvolver acções que visam estreitar o relacionamento com os seus clientes. Esta iniciativa envolve a visita a 10 concelhos, 36 empresas de 15 sectores de actividade económica diferentes, com o objectivo de reforçar as relações entre o porto e os seus stakeholders, criando oportunidades para melhorar os ciclos de importação e exportação destas empresas.
Estas visitas arrancaram com a visita ao concelho de Torres Vedras, Lourinhã e Peniche e contactos com empresas do sector alimentar.
«O Porto de Lisboa é uma importante plataforma logística multi-modal, a qual, integrada na rede trans-europeia de transportes, garante o rápido escoamento de todo o tipo de mercadorias, sendo também um porto estratégico na importação e exportação da indústria agro-alimentar da Península Ibérica», segundo comunicado.
A administração do porto, avança que de acordo com o último estudo realizado, com o objectivo de determinar o impacto económico do Porto de Lisboa, directo, indirecto e induzido, «os valores apurados demonstram claramente a sua importância estratégica»: um valor acrescentado bruto de 4,5 mil milhões de euros de valor bruto de produção; cerca de 2% do PIB Português; cerca de 5% do PIB da Região de Lisboa e Vale do Tejo e 40.000 postos de trabalho.