A GEFCO desenvolveu uma solução para agilizar os processos de gestão de atrelados na Europa. Para isso criou parcerias com a Actility, um fornecedor líder de soluções LoRaWAN, e com a Wakeo, fornecedora de uma plataforma de visibilidade em tempo real.
Em comunicado, a empresa explica que as motas quando saem da fábrica são armazenadas e transportadas em atrelados para as instalações dos revendedores. «A falta deste equipamento gera custos adicionais e problemas na gestão da produção. Os atrelados não são fáceis de rastrear e, por vezes, ficam perdidos ou são roubados, o que reduz as frotas dos fabricantes e leva a atrasos nas entregas.»
Os localizadores inteligentes foram fornecidos pela Actility e instalados nos atrelados para indicar as localizações com uma precisão de até três metros e uma vida útil de bateria de mais de sete anos. Os dados do localizador são recolhidos através das redes LoRaWAN e analisados na plataforma Wakeo. Esta plataforma atualiza, em tempo real, o horário estimado de chegada dos motociclos às instalações do revendedor. A plataforma também permite que o usuário localize os atrelados, mostrando se há atrasos e envia alertas automáticos para as equipas. Com este sistema os fabricantes de motociclos podem garantir que o plano de transporte inicial está a ser seguido, ao mesmo tempo que são informados de possíveis atrasos na entrega e do regresso dos atrelados.
“A integração destas duas soluções inovadoras vai trazer aos clientes da GEFCO uma visão abrangente dos seus fluxos de transporte. Vão beneficiar de soluções em tempo real, económicas, com consumo energético eficiente e sustentáveis, para gerir recursos de logística e cadeias de abastecimento complexas”, explica Emmanuel Cheremetinski, vice-presidente executivo da GEFCO.
A parceria com a Techstars teve início no ano passado, como parte estratégia de inovação da GEFCO para explorar novas linhas de negócios. Esta estratégia tem três prioridades: detectar novas ideias e oportunidades com as equipas do Innovation Watch e do Business Intelligence, testar novas ideias propostas por equipas internas na Fábrica de Inovação da GEFCO e investir em projetos específicos com o Innovation Funding.