A Samsung Research, centro avançado de investigação e desenvolvimento do SET Business (produtos finais) da Samsung Electronics, inaugurou recentemente três centros de Inteligência Artificial (IA) no Reino Unido (Cambridge), no Canadá (Toronto) e na Rússia (Moscovo). Estes três novos espaços de investigação vêm-se juntar aos dois centros que a Samsung já detinha, um na Coreia e outro nos EUA. O objetivo desta aposta passa por «reforçar as capacidades de IA da empresa e explorar o potencial da inteligência artificial centrada no utilizador, explica a empresa em comunicado.
O Samsung Research planeia reforçar a sua equipa de investigadores especializados em inteligência artificial, estimando aumentar o número de profissionais desta área para cerca de 1.000 até 2020, a nível global.
«A Samsung tem um enorme histórico de inovação. Estamos muito satisfeitos por podermos conduzir toda esta paixão e liderança tecnológica para a Inteligência Artificial», disse Hyun-suk Kim, Presidente e responsável máximo do Samsung Research, durante a cerimónia de inauguração do novo Centro de Inteligência Artificial, em Cambridge. «Com os novos Centros de Inteligência Artificial e com o programa de recrutamento dos melhores especialistas neste domínio, queremos ser um agente de mudança ativo na indústria da Inteligência Artificial.»
Nos próximos anos, os equipamentos de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) com Inteligência Artificial «vão gerar um grande volume de dados que pode fornecer informações sobre a vida dos utilizadores, e permitir que estes aproveitem ao máximo serviços inteligentes e otimizados de acordo com as suas preferências e comportamentos pessoais.»