O Conselho de Estado da China publicou uma directiva para reduzir os custos e aumentar a eficiência do sector logístico. O organismo comprometeu-se a reduzir os custos e melhorar a eficiência de vários departamentos do Governo central, regional e da empresa ferroviária chinesa.
O documento aponta que a logística tem uma relação com a reestruturação industrial, o desenvolvimento regional coordenado, a formação de novas fontes de crescimento e a melhoria da eficiência económica geral, indica a agência Xinhua. Para melhorar a gestão do transporte por rodovia, o país deverá simplificar a aprovação de licenças para o transporte de carga.
Além disso, o mesmo Governo criará um sistema nacional integrado de despacho de carga. A China apoiará o desenvolvimento da logística em termos de planeamento urbano e uso do solo e melhorará os centros de logística a nível nacional e os serviços ferroviários. Paralelamente, o Governo trabalhará para melhorar as instalações logísticas e de armazenagem em termos de critérios de informação e stardadização. Os dados da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma na China mostram que os custos logísticos chineses representam 14,9% do PIB em 2016, 1,1% inferior ao de 2015.