É já este sábado, dia 19 de Agosto, que a “La Vuelta”, prova rainha do ciclismo espanhol, regressa à estrada. No ano em que se assinala a 72ª edição, a Dachser será um dos patrocinadores principais e logística oficial e, por isso, a empresa responsável por todo o processo logístico da prova.
Refira-se que, este ano, a prova integra inúmeras novidades, nomeadamente o facto de, pela terceira vez na história, a partida não se realizar em Espanha, mas sim em Nîmes, França, cidade onde a Dachser irá patrocinar a primeira etapa da competição, o contra-relógio por equipas. Depois das duas etapas inaugurais em solo francês e de uma terceira em Andorra, a prova chegará a Espanha, percorrendo 10 diferentes Comunidades Autónomas e passando por locais onde a rede Dachser tem mais de 40 filiais de distribuição e logística.
Tendo em conta este plano, a operação logística, que decorre até 10 de Setembro, será, nesta edição, ainda mais exigente, uma vez que contemplará um território muito diverso, desde as etapas mais planas às mais aguardadas e de difícil acesso, como o famoso Alto de L´Angliru, nas Astúrias, conhecido como “O Inferno”, que não é trilhado, desde 2009, pelo grau de dificuldade. Este ano, a prova apresenta mais novidades, com um final de etapa inédito em Los Machicos, em Cantábria, um caminho rural de nove quilómetros com desníveis recorde que chegam aos 28 %.
A Dachser destacou uma equipa composta por mais de 30 profissionais em logística e transporte para assegurar a operação logística da prova ao longo das 21 etapas da competição, que contará com cerca de 200 ciclistas. Refira-se, ainda, que a Dachser irá mobilizar 29 veículos adaptados para a ocasião, que contemplam áreas para a comunicação social, centro médico, pódio e espaços VIP. Já os reboques convencionais serão utilizados para o transporte de materiais promocionais, cercas e todos os equipamentos necessários à montagem e desmontagem diária dos diferentes espaços que compõem as zonas de saída e de meta das diferentes etapas. A Dachser disponibilizará, ainda, dois reboques frigoríficos e um porta-contentor, que servirão de cozinha móvel.