O novo contrato de fretamento de navio, destinado a assegurar o serviço de transporte marítimo de combustíveis entre as ilhas dos Açores, entrou em vigor no passado dia 1 de Junho, avança o Governo dos Açores. O serviço foi adjudicado à Transinsular.
“Na sequência do concurso público lançado pelo Governo dos Açores, este serviço foi adjudicado a 4 de Maio à Transinsular – Transportes Marítimos Insulares, por um período de quatro anos, com a possibilidade de dois pedidos de prorrogação de um ano cada, contados de 1 de Junho de 2017, pelo montante global de 15.121.950 euros, tendo o contrato sido visado pela secção regional dos Açores, do Tribunal de Contas”.
O serviço será assegurado pelo navio S.Jorge, preparado para o transporte de gasolinas, gasóleo, fuel óleo e jet A1. Este navio conta com sete anos de idade, tem cerca de 85m de comprimento, casco duplo e atinge uma velocidade de serviço 11,14 nós. O S.Jorge tem capacidade de carga útil de 3.335,6m3, com 12 tanques, 12 segregações e 12 bombas de carga, com caudal de 150m3 a 12bar. “Com este navio será garantida a continuidade do serviço público de transporte marítimo, indispensável ao bem-estar das populações e ao desenvolvimento económico da região”.
A adjudicação deste contrato permite aos Açores uma poupança de cerca de um milhão de euros, ou seja, 6,3% face ao ano anterior contrato de seis anos, adjudicado à mesma empresa.